Secretaria da Educação e sua Atuação

EDUCAÇÃO: SEMPRE UM GRANDE INVESTIMENTO

Divulgar as melhorias que ocorrem no setor de Educação de um município, é uma das formas de dizer que o Poder Público local investe qualitativamente no desenvolvimento de sua população. Assim, a Secretaria Municipal de Educação de José Boiteux, fazendo uso deste meio de comunicação, faz questão de falar sobre as ações executadas em favor da melhoria da educação neste início de ano.                A começar pela melhoria da infra-estrutura, que ocorreu através da construção de novas salas de aula, aquisição de novos equipamentos, melhoria dos ambientes, embelezamento dos jardins entre outras melhorias físicas e humanas realizadas com o intuito de receber o grande número de alunos matriculados e passando pela instalação do Tele-centro de Informática colocado à disposição de uma grande parte dos educandos da Rede Municipal de Ensino, o qual atende diariamente as necessidades das crianças no que se refere aos aprendizados em informática e pesquisas em diferentes áreas de conhecimento.O C.E.M Amália de Marchi Lunelli, recebeu 4 novas salas de aula, cozinha e almoxarifado, sendo definitivamente instalado o Tele-centro de Informática, que atenderá um grande número de educandos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.Neste Centro Educacional, o número de matrículas aumentou bastante, estendendo-se o atendimento até a quarta série, e para atender melhor a esta demanda, foi implantado o Programa de Atividades Diferenciadas, com aulas de música, recreação, esporte e outras atividades culturais que são realizadas pelos educandos em contra turno. Na EMEF Francisco Bertelli, o atendimento foi ampliado, de modo que a Unidade Escolar atende educandos de pré-escolar até 8ª série do Ensino Fundamental. Para a melhoria da qualidade do ensino e para o bom andamento das atividades diárias, foram criados os dois turnos de trabalho.Todo a ambiente foi readaptado com a instalação de espaço adequado para a sala de professores, renovação da secretaria, nova localização do espaço de Biblioteca, sendo que a Unidade Escolar conta com um corpo administrativo e docente completo e preparado para atender a comunidade escolar da melhor forma possível.É válido lembrar, que todas as melhorias realizadas contaram com o apoio da Administração Municipal, com o empenho da direção e professores da escola e dos demais funcionários, sem contar com o trabalho da APP, que tem se mostrado disponível e colaboradora em todo o processo.No Centro de Educação Infantil Branca de Neve, foram renovados móveis e equipamentos através de investimentos da Prefeitura Municipal, bem como foram renovados os brinquedos através da aplicação de recursos próprios, com intuito de atender com mais qualidade as crianças que necessitam de espaço educativo enquanto as mães exercem sua jornada de trabalho. Com relação ao número de crianças atendidas neste educandário, vale lembrar que até 2006, poucas crianças da faixa etária de zero a três anos eram atendidas devido a falta de espaço físico, no entanto, hoje com deslocamento das turmas de três a cinco anos para o C.E.M Amália de Marchi Lunelli, a ampliação do número de matrículas para crianças menores se tornou possível.A escola Jesuíno Dias de Oliveira, na comunidade de Alto Rio Laeiz, continua em atividade, reorganizou o espaço e mesmo com poucos educandos desenvolve um trabalho de qualidade em favor das crianças da comunidade.As demais unidades escolares que se encontram em funcionamento com a finalidade de oferecer a Educação Infantil nas localidades em que se torna difícil o deslocamento das crianças pequenas até as escolas maiores, também estão gradativamente sendo melhoradas. Além de que ainda neste ano, os Centros Indígenas de Educação Infantil, estarão sendo consolidados, passando a fazer Parte da Rede Municipal de Ensino.Outra questão a destacar, é o trabalho de formação continuada dos professores da Rede Municipal, que contam com o apoio profissional para a realização de encontros semanais, voltados para capacitação e melhoria das condições de trabalho.Neste sentido, convêm lembrar que além do investimento da Prefeitura local, o município conta com a parceria da UDESC, que desde o ano passado vem desenvolvendo um trabalho de apoio a formação de educadores. Além disso, hoje já é uma realidade também, o funcionamento de uma turma de Pós Graduação na área da Educação em José Boiteux. Com tudo isso se pode dizer que a Educação vem melhorando qualitativamente no município, contribuindo dessa forma para que a população local encontre condições de formação e melhoria da qualidade de vida em todos os sentidos.