A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JOSÉ BOITEUX EM TRABALHOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA, MOSTRA RESULTADOS NA MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO

Desde o mês de maio de 2007, os professores das escolas da Rede Municipal de Ensino vêm participando de eventos de Formação continuada como: Pró Letramento, Planejamento em Práticas de Leitura e Escrita, Avaliação Escolar e Planejamento de Práticas Pedagógicas.

A busca de parcerias por parte da Secretaria Municipal de Educação, direção das escolas e o engajamento de um significativo número de professores neste processo, vem trazendo resultados positivos para a educação no município, em vários sentidos.

As propostas pedagógicas realizadas nas escolas vão de encontro com o que se pode definir como práticas contextualizadas, e, portanto, significativas para as crianças. Percebe-se que a articulação entre teoria e prática já é uma realidade e os resultados são visíveis em todos os níveis de ensino.

Na Educação Infantil, os avanços percebidos apontam para a grande diferença entre o cuidar e o educar. A proposta pedagógica que orienta a educação nas turmas deste nível de ensino privilegia o trabalho voltado para a aprendizagem e o desenvolvimento integral da criança.

No Ensino Fundamental – anos iniciais, desencadeou-se um intenso trabalho de orientação em planejamento escolar, onde com apoio e orientação, os professores passaram a ter maior contato com a teoria que norteia sua prática diária. Neste caso pode-se dizer que a leitura, a troca de experiências e o planejamento coletivo têm contribuído em muito para o aperfeiçoamento da prática profissional dos professores, resultando em conquistas na melhoria da qualidade da educação oferecida aos educandos.

No Ensino Fundamental – séries finais, o trabalho de orientação e formação foi menos intenso, no entanto, foram realizados momentos de estudo em relação a temas como: avaliação escolar, planejamento e incentivo a pesquisa escolar. Estas e outras ações contribuíram com a prática pedagógica diária, fazendo com que os professores estivessem incentivados a buscar estratégias próprias para a melhoria dos resultados, principalmente para lidar com os educandos que enfrentam maiores dificuldades na vida escolar.

Podemos dizer que os avanços realizados na educação do município já são bastante significativos, mas as expectativas para o próximo ano, são de que se possa realizar outras conquistas em relação à qualidade do ensino oferecido em nossas escolas.