1ª Feira Municipal de Ciências do Município de José Boiteux

No último sábado, dia 18 aconteceu nas dependências do Centro Educacional Municipal Amália de Marchi Lunelli a 1ª Feira Municipal de Ciências do Município de José Boiteux, onde estiveram envolvidas as escolas que compõem a Rede Municipal de Ensino.

Na oportunidade, os alunos puderam apresentar seus Projetos desenvolvidos ao longo do Primeiro Semestre, sob a orientação dos Professores e da Coordenação Pedagógica.  O evento envolveu alunos, pais e comunidade que tiveram a oportunidade de visitar a feira e ver os trabalhos desenvolvidos por seus filhos.

É possível afirmar que o maior objetivo desta Feira foi alcançado, o desenvolvimento dos projetos deu-se através de pesquisas e estudos diferenciados, tudo isto, com o enfoque de fazer com que os alunos tivessem a oportunidade de expor o que estão aprendendo. Destacamos o grande empenho dos alunos, em estar realizando os Projetos e dos Professores por orientarem de modo objetivo e prático, diante dos temas selecionados.

De 12 Projetos apresentados, foram classificados três que estarão participando da Fase Regional no mês de agosto na cidade de Dona Emma, são:

Educação Infantil – Pré Escolar (C.E.M. Amália de Marchi Lunelli): Animais Domésticos e Silvestres sob a orientação da Professora Miria Moser Darolt, alunos: Pedro Moser Coelho, Jian Carlos Pudwel e Breno da Silva.

Ensino Fundamental anos iniciais1º ao 4º ano: 4º Ano (E.M.E.F. Francisco Bertelli): O Espaço Terrestre Contextualizado nas Diversas Disciplinas, sob a orientação da Professora Marize R. B. Schwartz, alunos: Eduarda de Souza Gorgick, Jenefer Kenedy de Assis, Mateus Leite de Oliveira e Rosimar Schulz.

Ensino Fundamental anos finais de 5ª a 8ª séries: 5ª série (C.E.M. Amália de Marchi Lunelli): Reduzir, Reutilizar, Reciclar, adote essa idéia! sob a orientação das Professoras Tatiane Avancine e Jucélia Gislon, alunos: Gabriel C. Tavaris, Karolina S. da Rocha, e Rafael Lunelli.

Após a seleção, os alunos que classificaram seus projetos receberam das mãos do Prefeito e do Vice um troféu como agradecimento pela participação e ambos enfatizaram a importância de estarem participando da Feira e de como é gratificante ver que o apoio dado durante este Primeiro Semestre Letivo foi aproveitado da melhor forma possível e o exemplo está nos excelentes trabalhos expostos e apresentados pelos alunos. Em seguida a Secretária Municipal da Educação, Edna agradeceu a presença de todos, em especial aos alunos e professores pela dedicação e empenho para o sucesso da realização da 1ª Feira Municipal de Ciências do Município de José Boiteux.

Para finalizar, cabe ressaltar que o desenvolvimento de todos os Projetos, envolveu toda a comunidade escolar, na qual, fazem parte da Rede Municipal de Ensino e que o âmbito que se chegou com os resultados tornou-se um suporte que fortaleceu a cada trabalho e mostrou como a integração entre as escolas abre caminhos e novas possibilidades de estudos.