GRIPE SUÍNA ou H1N1/09 PERGUNTAS E RESPOSTAS

GRIPE SUÍNA ou H1N1/09
PERGUNTAS E RESPOSTAS
  PERGUNTA RESPOSTA
1  Quanto tempo dura vivo o vírus suíno numa maçaneta ou superfície lisa?  Até 10 horas.
2 Quão útil é o álcool em gel para limpar-se as mãos?  Torna o vírus inativo e o mata. As medidas de higiene frequentes, como laver as mãos, não por os dedos na boca, evitar, ao espirrar que atinja pessoas próximas, são um sinal de educação e fundamentais para o bloqueio do processo de transmissibilidade.
3  Qual é a forma de contágio mais eficiente deste vírus?  A mucosa das vias aéreas  é o local onde ele se instala. O fator  importante para que se instale o vírus é a umidade, (mucosa do nariz, boca e olhos).O vírus não voa e não alcança mais de um metro de distancia num espirro ou na tosse.
4  É fácil contagiar-se em aviões?  Não, é um meio pouco propício para ser contagiado. Ninguém fica tossindo ou espirrando muito próximo de nós, existe uma distancia apropriada. O avião é mero meio de transporte de pessoas, infectadas ou não. Os cuidados preventivvos é que são fundamentais. 
5  Como posso evitar contagiar-me?  Não passar as mãos no rosto, olhos, nariz e boca. Não estar com gente doente. Lavar as mãos com sabão mais de 10 vezes por dia. Procurar não ir à lugares com muitas pessoas, próximas, restritas em ambientes fechados , pouco ventilados. 
6  Qual é o período de incubação do vírus?  Em média de 1 a 7 dias mas os sintomas começam, quando o caso é grave, quase imediatamente com complicações pouco comuns à uma gripe. Inicialmente começa como uma gripe comum. Se o caso  agravar-se, o processo é rápido  .
7  Quando se deve começar a tomar o remédio?  Quando avaliado pelo médico, se necessário, dentro das 72 horas. O prognóstico é muito bom, a melhora é de 100% mas a observação médica da evolução é fundamental.
8  De que forma o vírus entra no corpo?  Por contato direto – ao dar a mão ou beijar-se no rosto. Pelo nariz, boca e olhos. Ele necessita contato direto,ex.:de um espirro de algúem contaminado para a mucosa nasal e/ou oral de outra pessoa.
9  O vírus é mortal?  Não, o que ocasiona a morte são o estado prévio da pessoa. Se as condições clínicas  da pessoa é que ocasionarão a instalação das complicações da doença. Como exemplo: asma,  pneumonia,  bronquiolite, doenças ou tratamentos que diminuam as defesas da pessoa.
10  Que riscos têm os familiares de pessoas que faleceram?  Podem ser portadores e formar uma rede de transmissão.
11  A água de tanques ou caixas de água transmite o vírus?  Não porque contém químicos e está clorada.
12  O que faz o vírus para  provocar até  a morte?  Uma série de reações, principalmente a deficiência respiratória grave. A pneumonia severa é o que tem mais frequentemente ocasionado a morte.
13  Quando se inicia o contagio, antes dos sintomas ou até que se apresentem?   A incubação é de 1 a 7 dias e a transmissibilidade é de 24 h antes do quadro característico de gripe até 7 dias de quadro instalado.
14  Qual é a probabilidade de recair com a mesma doença?  De 0%, porque fica-se imune ao vírus suíno.
15  Onde encontra-se o vírus no ambiente?  Quando uma pessoa portadora espirra ou tosse, o virus pode ficar nas superfícies lisas como maçanetas, dinheiro, papel, documentos, sempre que houver umidade. Já que não se tem como esterilizar os ambientes, se recomenda extremar a higiene das mãos.
17  O vírus ataca mais às pessoas asmáticas?  Sim, são as pessoas mais suscetíveis. Todas as pessoas com alguma forma de deficiência respiratória e/ou imunológica corre risco. Mas por tratar-se de um novo germe, todos somos igualmente suscetíveis pois sua virulência é maior que o vírus da Influenza comum .
18  Qual é a população que está atacando este vírus?  Principalmente crianças e entre pessoas entre 20 a 50 anos de idade. Os casos mais graves ocorrem principalmente nos extremos (menores de 20 anos e mais de 60 anos)
19  É útil a máscara para cobrir a boca?  Existem algumas máscaras de maior qualidade que outras, mas se você não está doente é pior usar pois os vírus, pelo seu tamanho,  atravessam a máscara como se esta não existisse. Outro fato importanteé que ao usar a máscara, cria-se entre o nariz, a boca e a máscara, um microclima úmido próprio ao desenvolvimento viral. Mas, se você já está infectado, use-a para não infectar os demais.
20  Posso fazer exercício ao ar livre?  Sim, o vírus não tem asas nem anda . O contato tem que ser direto.
21  Adianta tomar Vitamina C?  Não serve para prevenir o contagio deste vírus, mas é auxiliar na  imunidade, para resistir ao eventual ataque desse ou de qualquer outro vírus. Nessa época do ano, ficamos mais em ambientes fechados e com menor ventilação natural, nos expondo à maior contato.
22  Quem está a salvo desta doença ou quem é menos suscetível?  A salvo não esta ninguém, o que ajuda é a higiene dentro de lar, ambientes ventilados até no ambiente de trabalho, como  escritórios, utensílios higienizados e não ir a lugares públicos ou ambientes confinados.
23  O vírus se move?  Não, o vírus não tem nem patas nem asas. 
24  Os mascotes contagiam -se com o vírus?  Este vírus não, provavelmente contagiem-se com outro tipo de vírus. Não existe relato de caso de  contaminação com mascotes domésticos. 
25  Se vou ao velório de alguém que morreu desse vírus posso me contagiar?  Não.  a questão já foi explicitada acima – o risco é com os  familiares, se não saudáveis.
26  Qual é o risco das mulheres grávidas com este vírus?  As mulheres grávidas têm o mesmo risco mas ao contrairem o H1N1,  correm  o risco pelos dois. Podem tomar os antivirais mas em caso de de contaminação efetivo e com estrito controle médico.
27  O feto pode ter lesões se uma mulher grávida se contagia com este vírus?  Não existe relato  de  lesões que possam ocorrer devido o processo, já que é um vírus novo.
28  Posso tomar acido acetilsalicílico (aspirina)?  Não é recomendável, pode ocasionar outras doenças, a menos que você tenha prescrição por problemas coronários, nesse caso siga tomando.
29  Serve para algo tomar antivirais antes dos síntomas?  Não serve para nada.
30  As pessoas com AIDS, diabetes, câncer, etc., podem ter maiores complicações que as pessoas sadias, se contagiam-se com o vírus?  SIM.  Uma boa imunidade é fundamental para nossa proteção. Qualquer doença   como essas citadas, que exijam por si só,  maiores recursos imunológicos,  se há a infecção por essa virose, tem-se maior suscetibilidade  à infecção e consequentemente às complicações. 
31  Uma gripe convencional forte pode se converter em influenza?  Não.
32  O que mata o vírus?  O sol, mais de 5 dias no meio ambiente, o sabão e álcool em gel .
33  O que fazem nos hospitais para evitar contágios a outros doentes que não têm o vírus?  O isolamento adequado .
34  O álcool em gel é efetivo?  SIM, muito efetivo.
35  Se estou vacinado contra a influenza estacional sou inócuo a este vírus?  Não serve para nada neste caso. A vacina é específica para cada vírus – ainda não existe vacina para este vírus – está em fase de pesquisa. 
36  Este vírus está sob controle?  Não totalmente, mas estão  sendo tomadas medidas agressivas de contenção. Essas orientações gerais são fundamentais para o controle de qualquer doença respiratória viral .
37  O que significa passar de alerta 4 a alerta 5?  A fase 4 não faz as coisas diferentes da fase 5, significa que o vírus se propagou de Pessoa a Pessoa em mais de 2 países. A fase 6 é que se propagou em mais de 3 países e considera-se pandemia.
38  Aquele que se infectou deste vírus e se curou, fica imune?  SIM.
39  As crianças com tosse e gripe significa influenza?  É difícil definir que tipo de  virus, pois as crianças, se saudáveis, são menos afetadas.
40  Medidas que as pessoas que trabalham devam tomar?  As medidas de higiene mais específicas são: lavar-se as mãos muitas vezes ao dia, evitar aglomerações de pessoas e alimentar-se bem. Como deveriamos fazer sempre, em todas as épocas e todos os lugares, em casa, no laser ou no trabalho.
41  Posso me contagiar ao ar livre?  Se há pessoas infectadas e que tussam e/ou espirrem muito próximo, pode acontecer, mas através das  vias aéreas, ao ar livre, é um meio de pouquíssimo risco de contágio.
42  Pode-se comer carne de porco?  SIM pode e não há nenhum risco de contágio.
43  Qual é o fator determinante para saber que o vírus já está controlado?  Ainda que se controle a epidemia agora, no inverno boreal (hemisfério norte) pode voltar  novo período de maior infectividade e  ainda estaremos aguardando se haverá uma vacina eficaz . Existem muitas exigencias e cuidados para poder ser distribuida . A questão é a prevenção e a incorporação de hábitos saudáveis

  Iara Maria Gaieski Pinós
 Gerente de Saúde Ocupacional
 Diretoria de Saúde do Servidor
 Secretaria de Administração
 Estado de Santa Catarina