Semana de Capacitação para os Professores da Rede Municipal de Ensino

Na última semana, entre os dias 20 e 24 de julho, os professores que fazem parte da Rede Municipal de Ensino, especificamente que trabalham com o Ensino Fundamental Séries Iniciais e Finais participaram da Primeira Semana de Capacitações que marcou o encerramento do Primeiro Semestre Letivo e deu início ao Segundo Semestre.

A semana iniciou na segunda dia 20, com uma palestra apresentada pela Senhora Marlene Sachetti Schmitt – Extensionista Rural da Epagri, o tema abordado foi a Educação Ambiental, como trabalhar este tema nas escolas através da Arte e da Educação com dinâmicas, músicas teatro e confecção de fantoches.

Já na terça e na quarta os professores tiveram a oportunidade de estar com a Professora Maria Auxiliadora Maroneze de Abreu mais conhecida como Dolly, vinda da cidade de Balneário Camboriu. Dolly trabalhou com os professores a importância da Educação Matemática no contexto escolar, de como é importante conhecer os conceitos antes de aplicá-los. Na oportunidade também foram levantadas questões voltadas para a interdisciplinaridade, bem como discutidas diante da nossa realidade educacional.  Houveram também trocas de informações e conhecimentos, falou-se sobre o comprometimento que cada professor tem para com seus alunos e a importância em estar sempre em constante aprendizado, ou seja, buscando se atualizar constantemente possibilitando a abertura de novos caminhos para a Educação Municipal.

Na quinta feira, para fechar esta etapa, os professores estiveram com as Consultoras Pedagógicas vindas da Opet, Denise Monteiro e Marcela do Campo, na qual o município tem vinculado a sua rede o Sistema de Ensino através das Apostilas. Neste momento foram discutidas as dúvidas e apresentada a Proposta Pedagógica que será trabalhada no próximo bimestre bem como, materiais que possibilitarão aos alunos da Rede Municipal novos caminhos para o aprendizado.

Para finalizar é possível afirmar que os objetivos traçados no início do ano quando esta semana foi programada foram alcançados com êxito. A busca pelo aperfeiçoamento e qualidade no ensino mostrou-se através da presença dos professores que aproveitaram ao máximo os palestrantes que com eles estiveram, o desenvolvimento dos trabalhos através das oficinas e das apresentações fez com que todos pudessem estar integrados e principalmente unidos para poderem conduzir seus alunos a um novo processo de conhecimento voltado ao aprendizado de qualidade que envolva a todos.