Tenho Nome e Sobrenome, Sou da Família Brasil

TENHO NOME E SOBRENOME

SOU DA FAMÍLIA BRASIL

 

            Este é o tema utilizado pelo Governo Federal para mobilizar os cidadãos brasileiros a fazerem seus documentos básicos.

Você já fez a Certidão de Nascimento do seu filho(a)? Você tem Carteira de Identidade (RG)? Cadastro de Pessoa Física (CPF)? E Carteira de Trabalho (CTPS)?  

Se você disse não para alguma dessas perguntas, é hora de fazer sua documentação básica para poder exercer todos os seus direitos como cidadão brasileiro.

A Certidão de Nascimento é um documento fundamental para todo brasileiro. A primeira via da Certidão de Nascimento é grátis, se perder, é preciso tirar a segunda via no cartório onde foi feito o registro. A segunda via é gratuita para os reconhecidamente pobres. 

A Carteira de Identidade (RG) e Carteira de Trabalho (CTPS) também são importantes, por isso se você, cidadão José Boitense, ainda não possui algum desses documentos venha até a Casa da Cidadania para fazê-los. É cobrada uma taxa para emissão da Carteira de Identidade. A Casa da Cidadania fica na rua: 13 de maio, 263 no centro. O horário de funcionamento é das 07:30 às 12:00hs e 13:30 às 17:00hs.

O Cadastro de Pessoa Física (CPF), utilizado na maioria dos cadastros sociais e comerciais, é emitido pelos bancos e agências dos Correios. O CPF gratuito é fornecido nas agências da Caixa Econômica Federal para os cadastrados no Bolsa Família e nas agências do Banco do Brasil para os participantes do Programa Nacional de Agricultura Familiar – Pronaf.

Nossas Escolas Municipais já aderiram ao movimento, e estão conscientizando seus alunos da importância de cada um ter seus documentos básicos. Parabéns pela atitude!

 

Cíntia Finardi

Psicóloga