Olimpíada de Língua Portuguesa – "Escrevendo o Futuro"

PROFISSIONAIS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JOSÉ BOITEUX PARTICIPAM DA FORMAÇÃO PRESENCIAL DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA “ESCREVENDO O FUTURO” EM FLORIANÓPOLIS.

Em 2008, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Bertelli, teve como finalista na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro o aluno Michel Alam Pisa com a poesia Sentimento de Agricultor, sendo mais uma oportunidade para o estado catarinense ser reconhecido pelo CENPEC – Centro de Estudos e pesquisas de Educação, Cultura e Ação Comunitária, como sucesso nas Olimpíadas.

Com esse reconhecimento, sob a coordenação da UNDIME/SC, foi proporcionado ao estado de Santa Catarina o curso “O Ensino e a Aprendizagem de Gêneros Textuais: Teoria e Prática” para técnicos da SME, para Professores e Diretores das escolas finalistas em 2008.

O curso com carga horária de 40 horas, tem como objetivo contribuir para melhorar a qualidade da leitura e da escrita nas escolas e ampliar o repertório de práticas de ensino a um maior número possível de educadores, no ano de 2009. Nos dias 28, 29 e 30 de setembro, estiveram  participando desta Formação Presencial a diretora da E.M.E.F. Francisco Bertelli, senhora Erondina da Silva e a professora finalista Simone Debarba.

A próxima etapa será realizada nos dias 5, 6 e 7 de outubro para técnicos das  secretarias Estaduais e Municipais de Educação e, nos dias 28, 29 e 30 de outubro para diretores e professores finalistas. Ao término do curso, estes deverão ser formadores do maior número possível de outros professores no município.

Os profissionais da educação municipal relatam à satisfação com relação à qualidade do curso, pois além das trocas de experiências com professores de todo o estado, possibilitou discussões e estudos sobre o ensino da leitura e da escrita que certamente contribuirão na qualidade da prática pedagógica e consequentemente na qualidade de ensino em nossas escolas.

Assim, os participantes do curso agradecem a Prefeitura Municipal de José Boiteux que no compromisso com a educação de seus munícipes busca apoiar os educadores quanto a sua formação docente.