CAPACITAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DE CERIMONIAL PÚBLICO E EMPRESARIAL

Nos dias 07 e 08 de julho, dois representantes da Secretaria Municipal de Educação de José Boiteux, participaram de uma capacitação para a realização de eventos de cunho público como sessões solenes, recepções oficiais, descerramento de placas, autorga de medalhas e desenlace de fitas inaugurativas, bem como a forma correta de se emitir convites, a posição de bandeiras em eventos e visitas oficiais.

A palestra foi oferecida pela AMAVI em parceria com a Assembléia legislativa do estado de Santa Catarina e ministrada pela senhora Ilca Maria Fretta Lacerda chefe de cerimonial da casa  legislativa.

A capacitação foi valiosíssima para todas as pessoas que participaram, sendo estas representantes dos municípios da Amavi. Muitas dúvidas foram sanadas pela Senhora Ilca que destacou a importância de obedecer a ordem geral de precedência fundamentada no Decreto n°70.274 de 9 de março de 1972, que aprova as Normas do cerimonial público e Ordem geral de Precedência, na composição de mesas de autoridades e na organização de eventos oficiais. O Decreto mencionado é um documento que define regras e parâmetros para a realização dos cerimoniais e por isso ele deve ser seguido.

Segundo Ilca Lacerda, o trabalho dos cerimonialistas está diretamente ligado a vaidade das pessoas e para não ferir está condição, muitas vezes temos que agir com bom senso.

Destacamos que os eventos realizados pela Prefeitura Municipal de José Boiteux deverão estar sendo realizados conforme as instruções obtidas nesta capacitação, e que a equipe que obteve a formação junto a AMAVI, tem o objetivo de repassar a todos os setores da prefeitura e a outras instituições os conhecimentos obtidos no Curso de Cerimonial Público e Empresarial.