ELEIÇÕES INDÍGENAS

No dia 07 de agosto de 2011 aconteceram as eleições para a escolha do Presidente e Cacique da Reserva Indígena Duque de Caxias que se localiza no município de José Boiteux, contendo 23 candidatos sendo estes 5 para presidente e 18 para Cacique.

Mencionamos que a policia Federal acompanhou toda a eleição até a apuração dos votos, além de contar com a presença do prefeito Municipal Alcino Pereira na abertura do evento.

Fizeram parte da justiça eleitora responsável pela aprovação dos votos o senhor Marcondes Namblá e o secretário e coordenador de leis internas Senhor Osias Paté.A eleição  já definiu em primeiro turno alguns caciques:

*Aldeia Sede: Izimar Ndili

* Aldeia Figueira: Copacãn Tschucabam

*Aldeia Barragem: Basílio Priprá

*Aldeia Coqueiro: Tukun Gakran

*Aldeia Toldo:Cintia Nunc-Nsoonro

* Aldeia Pavão: Eleito pó plebicito Elizandro Priprá

A eleição para presidente foi para o segundo turno e será realizada no dia 04 de setembro  entre os seguintes candidatos:

·         Faustino x José Cuzung Ndili

As Aldeias, Bugio e Palmeira, também só conhecerão seus caciques após a realização do segundo turno.

Destacamos que todos os Índios que moram fora das terras  Indígenas tiveram o direito assegurado de votar.