INDÍGENAS TÊM ACESSO FACILITADO A CURSO UNIVERSITÁRIO EM JOSÉ BOITEUX

Experiência diferenciada de formação é possível através de parceria entre Prefeitura e UFSC

Moradores da Reserva Indígena Duque de Caxias, que abrange quatro municípios, entre eles José Boiteux, não precisam mais se deslocar quilômetros para estudar. Agora eles têm acesso ao ensino superior bem perto de casa.  O curso “Licenciaturas dos Povos Indígenas do Sul da Mata Atlântica – Guarani, Kaingang e Xokleng” é oferecido através de uma parceria entre Prefeitura de José Boiteux e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). São duas semanas de aulas diárias e o curso termina no fim deste mês.

As aulas presenciais são no Centro Educacional Municipal Amália Demarchi Lunelli, no Centro de José Boiteux. O local foi considerado o mais adequado, tanto pelos estudantes indígenas, quando pela Universidade Federal. Segundo a aluna Joseane de Lima, “a formação realizada junto ao contexto real de uma comunidade, favorece o desenvolvimento de novos conhecimentos em ampla relação com a valorização da cultura local”.

Outro aspecto relevante é que os estudantes não precisam viajar durante horas e nem ficar muito tempo longe de casa para realizar o sonho de ter a formação superior. “Eles podem estudar e retornar para casa todos os dias após as aulas, o que traz tranquilidade e bem estar. O mais importante é que o conhecimento adquirido pode ser imediatamente aplicado nas escolas em que os estudantes do curso lecionam”, destaca a Secretária de Educação de José Boiteux, Marcia Fusinato Barbosa Athayde.