POVO INDÍGENA SE PREPARA PARA SEGUNDO TURNO DA ELEIÇÃO PARA CACIQUES

 

         

        Os habitantes da Reserva Indígena Duque de Caxias, que abrange quatro municípios, entre eles José Boiteux, se preparam para ir às urnas novamente no domingo, dia 4 de setembro. É que vai haver segundo turno. A expectativa maior é em torno da eleição do cacique Presidente. A função de liderança é disputada por Faustino e José Cuzung Ndili, os mais votados entre cinco candidatos.

          O processo eleitoral na terra indígena define os caciques em cada aldeia e também o cacique-geral da reserva, o chamado Presidente. Oficialmente são sete aldeias na reserva, mas foi criada mais uma: a da Barragem.

          No dia 7 de agosto, foi promovido o primeiro turno. A Polícia Federal acompanhou todo o processo, do início até a apuração dos votos. O Prefeito de José Boiteux, Alcino Pereira, também marcou presença na terra indígena.

          Além dos cinco candidatos a Presidente, 18 disputaram a função de caciques nas aldeias. Há definições em seis delas. Confira:

Aldeia Sede: Izimar NdiliAldeia

Figueira: Copacãn Tschucabam

Aldeia Barragem: Brasílio Priprá

Aldeia Coqueiro: Tukun Gakran

Aldeia Toldo: Cintia Nunc-Nsoonro

Aldeia Pavão: Elizandro Priprá (eleito por plebiscito)

         A definição dos caciques nas aldeias Bugio e Palmeira ficou para o segundo turno.

         Os caciques representam a comunidade indígena. É como se as aldeias fossem bairros e eles, líderes da associação de moradores. Quem ocupa o cargo ganha o respeito da comunidade e leva as reivindicações do povo às autoridades.

         A votação é feita por cédulas e o momento da apuração sempre é de muita expectativa. Após a contagem dos votos e definição dos eleitos, o pessoal promove grandes festas, que se estendem por horas.