BARRAGEM NORTE DE JOSÉ BOITEUX

Inaugurada em 1992, a Barragem Norte, de José Boiteux, registrou o maior índice de contenção da história durante as cheias do início de setembro. O volume de água represado na estrutura assustou. As duas comportas foram fechadas e o limite quase foi atingido, já que faltaram apenas dois metros para que a água transbordasse. “A água só verte com 47 metros e a medição chegou a 45”, salienta o Prefeito, Alcino Pereira.

A barragem de José Boiteux é a maior do sistema de contenção de cheias do Alto Vale. Ela represa as águas dos rios Dollmann e Hercílio (também conhecido como Itajaí do Norte). A estrutura tem capacidade para armazenar 358 milhões de metros cúbicos de água e ajuda a reduzir o impacto das cheias em Ibirama e em municípios do Médio Vale e Vale do Itajaí.

“Nós defendemos Blumenau da enchente e agora o nosso território ficou todo danificado, já que houve alagamentos em estradas e algumas comunidades ficaram ilhadas. Foi um volume muito expressivo de água. As aldeias indígenas Palmeira, Sede e Toldo sentiram os efeitos”, afirma o Prefeito. “As estradas ficaram submersas e vão precisar de reparos urgentes quando as águas baixarem”, completa.

Volume de água ainda preocupa

Como a chuva deu uma trégua, a água da barragem vai baixando aos poucos, mas o que preocupa agora, segundo o Prefeito, é a força da correnteza que acaba comprometendo os barrancos às margens do rio Hercílio. “A água desce com muita força e vai arrastando tudo. Quando o nível do rio voltar ao normal é que teremos a dimensão exata do estrago”, completa.