ESTUDANTES APRENDEM A MELHORAR OS HÁBITOS ALIMENTARES

 

              Saborear um pêssego e ingerir leite depois faz mal? Tomar banho logo depois da refeição é prejudicial? Dúvidas como essas, os chamados tabus alimentares, foram abordadas em palestra na escola Amália Demarchi Lunelli, em José Boiteux.

             A nutricionista Mariléia Fusinato, da Secretaria de Educação, falou sobre alimentação correta para as turmas de 6ª e 7ª séries. A iniciativa faz parte de um trabalho desenvolvido na disciplina de Ciências. “Percebemos que a maioria dos estudantes não toma o café da manhã de forma ideal. Muitos saem de casa apressados e dizem não ter tempo de fazer a refeição correta”, afirma Mariléia.           

            Segundo a nutricionista, também foram trabalhados temas como anorexia, bulimia e obesidade. “Nessa fase, muitos adolescentes têm dúvidas sobre o que é mais calórico, o que pode engordar, enfim, há essa preocupação. Nós percebemos também que na alimentação deles há muita massa, biscoitos, guloseimas e poucas verduras e legumes, por isso foi enfatizada a questão da pirâmide alimentar, para eles saberem o que deve ser prioridade na alimentação. Outra preocupação é que já há crianças diabéticas, por isso pensamos em fazer um trabalho mais direcionado para esses estudantes”, explica.

               A nutricionista salientou ainda nas palestras que é importante fazer pelo menos cinco refeições ao dia, em pequenas porções.

              “Depois desse importante trabalho, temos certeza que nossos alunos vão melhorar os hábitos e ter mais saúde daqui pra frente”, destaca a Secretária de Educação, Marcia Fusinato Barbosa Athayde.

                Dicas da nutricionista:

Alimentação saudável para crianças 

Siga os dez passos: 

1 – Procure oferecer alimentos de diferentes grupos, distribuindo-os em pelo menos três refeições e dois lanches por dia. 

2 – Inclua diariamente alimentos como cereais (arroz, milho), tubérculos (batatas), raízes (mandioca, aipim), pães e massas, distribuindo esses alimentos nas refeições e lanches do seu filho ao longo do dia. 

3 – Procure oferecer diariamente legumes e verduras como parte das refeições da criança. As frutas podem ser distribuídas nas refeições, sobremesas e lanches.

 4 – Ofereça feijão com arroz todos os dias, ou no mínimo duas vezes por semana. 

5 – Ofereça diariamente leite e derivados, como queijo e iogurte, nos lanches e carnes, aves, peixes ou ovos na refeição principal de seu filho. 

6 – Alimentos gordurosos e frituras devem ser evitados; prefira alimentos assados, grelhados ou cozidos. 

7 – Evite oferecer refrigerantes e sucos industrializados, balas, bombons, biscoitos doces e recheados, salgadinhos e outras guloseimas no dia a dia. 

8 – Diminua a quantidade de sal na comida. 

9 – Estimule a criança a beber bastante água e sucos naturais de frutas durante o dia, de preferência nos intervalos das refeições, para manter a hidratação e a saúde do corpo. 

10 – Incentive a criança a ser ativa e evite que ela passe muitas horas assistindo TV, jogando videogame ou brincando no computador.