CONSELHO DE SANIDADE ANIMAL VAI SER REATIVADO

 

 

 

           Depois que o Governo de Santa Catarina declarou Estado de Emergência Sanitária por causa da notificação de um foco de febre aftosa no Paraguai, as autoridades voltaram as atenções para os rebanhos bovinos.

           Em José Boiteux, por exemplo, uma reunião nesta tarde de quinta-feira (13/10), discute a reativação do Conselho de Sanidade Animal. Estão reunidos, na Casa da Cidadania, funcionários da Cidasc, Secretaria Municipal de Agricultura, Epagri e criadores de gado.

          O objetivo, além de alertar os criadores quanto a febre aftosa, é definir novas estratégias para manter bem longe esse e outros problemas que ameaçam a saúde dos rebanhos.

 

           A febre aftosa

         A febre aftosa é uma doença que atinge principalmente os animais de patas fendidas, como suínos, bovinos, ovelhas, cabras e cervos. O contágio se dá através de vírus. Após a infecção, é muito comum ocorrer epidemia.

 

 

         Características da doença

         As principais características da febre aftosa são: elevação súbita da temperatura corporal, surgimento de bolhas na boca e em áreas mais delicadas da pele, além de salivação excessiva.

        Após surgimento das erupções, estas tendem a crescer até sua ruptura, deixando o local onde antes se encontravam em carne viva. Consequentemente, torna-se difícil ao animal afetado se alimentar, uma vez que, com o tecido bastante lesionado, torna-se bastante doloroso este processo.

       Uma outra característica desta doença é que ela faz com que os tecidos moles da região inferior das patas se inflamem, torna o animal manco, podendo ainda, provocar danos na visão do animal afetado.

       Animais criados para fins comerciais, uma vez infectados, causam um grande prejuízo. O gado criado para fins de abatimento perde muito peso, as vacas e as cabras diminuem significativamente a produção de leite.

 

       Consequências

      A febre aftosa mata rapidamente os animais de pequeno porte (filhotes e animais que ainda não atingiram a fase adulta) e provoca aborto nas fêmeas que estão prenhas. É uma doença que, além de causar grande sofrimento aos animais afetados, tende a se alastrar muito rapidamente ocasionando surtos epidêmicos.