ESTUDANTES RECEBEM ORIENTAÇÕES PARA MANTER LONGE BACTÉRIAS E DOENÇAS

A importância da higiene pessoal, de alimentos e ambientes. Esse foi o tema de uma palestra ministrada para estudantes de 4ª a 7ª séries do Centro Educacional Amália Demarchi Lunelli, em José Boiteux. Quem repassou as orientações foi a enfermeira Maira Wilhelm, da Secretaria Municipal de Saúde.

Durante duas quintas-feiras, os alunos aprenderam pequenas ações que podem tornar o dia-a-dia mais saudável. A enfermeira falou sobre a diferença que faz a limpeza dentro e fora de casa, como afastar insetos e roedores que provocam doenças, de que forma armazenar os alimentos sem correr riscos, entre outros assuntos.

“Com os pequenos, de 4ª e 5ª séries, nós reforçamos essa questão de lavar as mãos corretamente e retirar toda a espuma do sabão ou sabonete, já que é nela que ficam alojados os microorganismos;  lavar frutas, verduras e legumes um a um, em água corrente, e depois colocar em local limpo; cuidar na hora de guardar um alimento, principalmente agora que o verão se aproxima, enfim, são dicas práticas e que podem evitar muitos problemas de saúde”, destaca Maira.

Já para os estudantes maiores, de 6ª e 7ª séries, a palestra foi mais focada para a higiene pessoal. Eles receberam orientações para manter bem longe problemas como escabiose, pediculose e outros, causados por parasitas “Queremos que o nosso estudante esteja preparado para encarar o mercado de trabalho e, como muitos arrumam emprego cedo, é bom que eles estejam bem apresentáveis”, ressalta a enfermeira.

As palestras foram acompanhadas também por professores, direção da escola e pela Secretária Municipal de Saúde, Leonora Fusinato. “Vale ressaltar a participação intensa dos alunos, que questionaram, interagiram e puderam tirar todas as dúvidas na hora das palestras. Esperamos que eles levem adiante os conhecimentos e coloquem em prática tudo isso que aprenderam, para que tenham uma rotina mais saudável”, salienta a Secretária.