CACIQUES APOIAM CRIAÇÃO DE UM CRAS INDÍGENA

 

          Na quarta-feira (26/10), caciques da terra indígena La Klanô e representantes da Funai se reuniram para debater a criação de um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), dentro da aldeia Palmeirinha.  Eles assinaram o termo de aceitação da proposta, que será encaminhada agora ao Prefeito, Alcino Pereira.

         A implantação de um Cras dentro da terra indígena vai facilitar o serviço de assistência nas aldeias que ficam no território de José Boiteux. “Essa novidade vai ser um grande avanço, já que as famílias poderão ser mais bem assistidas”, destaca a Secretária de Assistência Social, Marli Zluhan. Segundo ela, há grande chance de o Cras sair do papel logo. Depois é que serão definidas a sede da estrutura e a equipe de atendimento.

         José Boiteux já tem um Cras no Centro, mas como há um limite de famílias para serem atendidas, o povo indígena fica em desvantagem, “por isso, o ideal é que eles tenham um Cras próprio, com pessoal capacitado e preparado para atendê-los. Esses profissionais devem receber treinamento para entender a forma de vivência, a história e a cultura deles”, explica a Assistente Social Simone Fernandes.