CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL AMALIA DEMARCHI LUNELLI JÁ OFERECE ENSINO EM PERÍODO INTEGRAL

A educação em período integral já é uma realidade no Centro Educação Municipal Amália de Marchi Lunelli em José Boiteux. Com o apoio do diretor escolar José Ricardo Meneghelli, da  pedagoga Bianca Brenzinger Pasotto, da professora de educação física,  Carolini Lunelli e do professor de informática Eduardo Andre Andrade 75 crianças de 6 a 13 anos já estão sendo atendidas o dia todo no educandário.

Nesse período, além das aulas tradicionais, as crianças praticam ainda atividades recreativas, dança, esportes em geral, informática, coral, apoio pedagógico, artesanato e temas interdisciplinares. Contam também com o atendimento de fonoaudiólogos e psicólogos caso seja necessário.

Segundo a pedagoga, Bianca Brenzinger Pasotto, a escola constitui um pilar básico na sociedade para a formação dos indivíduos e da própria comunidade. Com isso ela representa o espaço onde se criam condições para promover, de maneira organizada, o desenvolvimento da criança. “Com os alunos na escola o dia todo podemos inclusive erradicar o trabalho infantil, ensinar uma alimentação saudável  e promover a socialização”, afirma.

Ela explica ainda que mesmo em período integral, o educandário não pode esquecer do tempo livre como processo de formação dos alunos. “É tarefa de a Escola proporcionar aos alunos conhecimentos e oportunidades para que eles possam viver, conviver e trabalhar, dando sentido às suas vidas. E hoje em dia, não podemos alcançar estes objetivos simplesmente pela óptica de uma educação para o trabalho, mas paralelamente por uma de educação para o lazer” conclui.

Para incentivar a pratica de esportes e lazer o período integral proporcionou na quarta- feira (26) um dia recreativo no campo do senhor Ademar dos Santos realizando jogos coletivos, passeios à cavalo, comemoração de aniversariantes do mês e  resgate de brincadeiras tradicionais como petecas e bolinhas de gude. Na ocasião, até mesmo um pai da comunidade participou voluntariamente.