EPAGRI OFERECE OFICINA DE SACOLAS REUTILIZÁVEIS A MULHERES INDÍGENAS

 

             As índias da Aldeia Palmeira de José Boiteux, aprenderam a dar uma nova função às calças jeans. É que a Epagri ofereceu às mulheres indígenas uma oficina de confecção de sacolas reutilizáveis com a utilização de jeans.

             Como explica a extensionista da Epagri, Marlene Sachetti Schmitt, a iniciativa da capacitação partiu de um pedido da própria Associação de Mulheres “Kozéj”, da aldeia Palmeira. “Os indígenas recebem muitas calças jeans que, às vezes, não servem neles e que não são utilizadas. Dessa forma, a oficina permitiu que essas mulheres aprendessem a reaproveitar o material e confeccionar lindas sacolas e também lixeiras para os carros”, complementa.

             Durante uma semana, as índias aprenderam a desmanchar as calças jeans, fazer os moldes, costurar e customizar as sacolas com fuxicos e sementes. A oficina foi realizada entre os dias 17 e 21 de outubro, na Casa da Memória, localizada na Aldeia Palmeira, e contou inclusive com a visita do Cacique Geral, José Cuzung Ndilli, que foi conferir a produção das mulheres indígenas. 

            A extensionista destaca ainda que cada participante escolheu uma sacola para levar para casa e as peças restantes foram doadas à Associação de Mulheres para que possam ser comercializadas.