ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA INDÍGENA APOSTA NO PLANTIO DE FRUTAS CÍTRICAS

 

           A Associação Comunitária da Aldeia Toldo, da terra indígena La Klanô, de José Boiteux, tem apostado no plantio de frutas cítricas. A iniciativa faz parte de um projeto que foi elaborado pela Associação em 2005, e que foi aprovado pelo programa Carteira Indígena, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em 2010.

          Como explica a agente técnica da Epagri na terra indígena, Marta Pedri, a primeira parcela do dinheiro já veio e permitiu que os indígenas implantassem o pomar. “Os primeiros cultivos já deram safra e o pessoal da aldeia já tem conseguido ganhar uma renda alternativa através da venda da fruta in natura”, explica.

         A segunda etapa do projeto prevê a implantação de uma unidade de beneficiamento na aldeia, por isso, os índios já começam a elaborar a planta da construção, orçamento e outras exigências técnicas. “A criação da agroindústria vai trazer muitas melhorias para o processo, já que os índios terão a possibilidade de fazer geleias e tornar o negócio muito mais diversificado” explica o agente técnico da Epagri na terra indígena, Ricardo Vencato.

           A Epagri do município tem auxiliado a Associação Comunitária, através de assessoria na implantação do projeto. Oito famílias da Aldeia Toldo estão envolvidas na iniciativa e o projeto tem beneficiado cerca de 30 pessoas.