SECRETARIA DE SAÚDE TRABALHA NA PREVENÇÃO E CONTROLE DA DENGUE

 

         Com a chegada do verão e com o aumento da probabilidade de proliferação do mosquito aedes aegypti (mosquito da dengue), a Secretaria de Saúde de José Boiteux tem atuado fortemente na prevenção e controle da doença. Como explica o agente de saúde, Elias Decker, o trabalho é realizado semanalmente nas 31 armadilhas instaladas no município.

           “Nós colocamos essas armadilhas em pontos estratégicos, para que os mosquitos depositem os ovos e para que possamos fazer a coleta e posterior análise”, explica.

            Além das 31 armadilhas que são vistoriadas todas as quintas-feiras, existem 12 pontos estratégicos (como postos de gasolina) e outros locais (cemitérios, por exemplo) que são visitados quinzenalmente. Um trabalho de divulgação também é feito nas unidades escolares do município. 

          “Em março de 2011, detectamos 10 focos do mosquito da dengue em José Boiteux, o que deixou a população alerta. É um número alto pelo tamanho do município. Por isso, temos atuado intensamente na vistoria das armadilhas e, sobretudo, na orientação à população. O resultado tem sido positivo e o município não tem tido mais focos do aedes aegypti”, complementa.