INDÍGENAS TÊM CURSO SOBRE ADMINISTRAÇÃO RURAL

 

         Cerca de 10 indígenas da Aldeia Toldo, de José Boiteux, participaram nos dias 7 e 8 de fevereiro, de uma capacitação oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que teve como proposta orientar os participantes sobre a comercialização de produtos na propriedade.

          O Curso de Administração Rural foi ministrado pela instrutora Marlinde Hoepers e agradou os indígenas. “No curso, foram dadas orientações sobre como calcular o custo da produção, como colocar o preço e vender o produto, como abordar o cliente, e como valorizar o que é produzido na propriedade”, explica aAgente Técnica do programa SC Rural, Marta Pedri.

          A capacitação também teve como proposta preparar os indígenas para o novo modelo de produção que breve será instalado na Aldeia Toldo. É que através de um projeto elaborado pela Associação Comunitária da aldeia e aprovado pelo programa Carteira Indígena, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em 2010, os indígenas poderão implantar uma unidade de beneficiamento.

        “A primeira parcela do dinheiro já veio e permitiu que os indígenas fizessem o pomar. Os primeiros cultivos já deram safra e o pessoal da aldeia já tem conseguido ganhar uma renda alternativa através da venda da fruta in natura”, explica Marta Pedri.

         A próxima etapa do projeto é a implantação da unidade de beneficiamento na aldeia, por isso, os índios já começaram a elaborar a planta da construção, orçamento e outras exigências técnicas. “A criação da agroindústria vai trazer muitas melhorias para o processo, já que os índios terão a possibilidade de fazer geleias e tornar o negócio muito mais diversificado” explica o agente técnico da Epagri na terra indígena, Ricardo Vencato.

         A Epagri do município tem auxiliado a Associação Comunitária, através de assessoria na implantação do projeto.