SECRETARIA DE ASSUNTOS INDÍGENAS SERÁ CRIADA

Com a proposta de melhor atender a comunidade indígena do município, a Prefeitura de José Boiteux breve vai criar a Secretaria de Assuntos Indígenas. De acordo com o Prefeito, Alcino Pereira, a pasta vai atender no prédio da antiga APAE, na rua  de maio. A data da posse dos membros já está marcada: será no dia  de março.

“Nosso objetivo é que esta nova secretaria trabalhe em parceria com as outras e também com órgãos como a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), para que possamos prestar um bom atendimento aos indígenas”, explica Alcino.

A Secretaria também será responsável por, juntamente com a comunidade indígena, elencar prioridades e elaborar projetos que tenham como proposta a melhoria da qualidade de vida dos índios. Os últimos detalhes sobre a criação da pasta foram acertados na manhã de quarta-feira (22/02), em uma reunião entre o Prefeito Alcino Pereira e os caciques das aldeias.

José Boiteux terá Semana do Índio

O encontro também trouxe novidades sobre as comemorações alusivas ao Dia do Índio, celebrado em 19 de abril. Além da Festa Indígena, que será realizada no segundo semestre de abril, cada aldeia de José Boiteux irá promover a Semana do Índio, um evento que vai contemplar uma vasta programação com diversas atividades culturais. De acordo com Alcino, a Administração Municipal vai prestar apoio à comunidade indígena na realização dos eventos e vai procurar captar recursos junto à Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) e ao Governo do Estado.