FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO NO RECESSO ESCOLAR

Os servidores da Rede Municipal de Ensino de José Boiteux tiveram no mês de julho uma semana de formação continuada, a fim de reforçar ainda mais as propostas pedagógicas para o segundo semestre do ano letivo.

Os professores de anos iniciais discutiram com a professora Solange Maria Senem dos Santos as oficinas de práticas de letramento, que incluem o processo de desenvolvimento das habilidades textuais da leitura e da escrita e também trabalharam sobre o processo de produção de textos e a mediação do professor na reestruturação do mesmo.

Para os educadores dos anos finais, as oficinas contemplaram essencialmente a leitura e a escrita em todas as áreas do conhecimento.

Para fechar os trabalhos à palestrante de renome internacional, Clarisse Leal, com sua magia pessoal e com sua arte de cativar as pessoas falou não só para os professores, mas para todos os profissionais que atendem a educação como serventes, merendeiras e faxineiras o quão é importante construir um trabalho sobre os alicerces da humildade e da alegria de viver.

Vale destacar que esta palestra foi mais voltada para o campo motivacional sob a proposta de fazer com que todos os profissionais reflitam sobre o peso da responsabilidade de suas ações sendo que todos são formadores de opinião das novas gerações. Já para as merendeiras que atuam nas escolas municipais a AMAVI (Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí) ofereceu no dia 23 de julho uma capacitação referente ao papel destas profissionais e suas auxiliares, a produção de alimentos que assegurem a saúde das crianças e de uma forma geral tratou sobre acidentes e primeiros socorros que podem acometer este processo.