INAUGURAÇÃO DA ESCOLA INDÍGENA VANHECÚ PATTÉ

Foi inaugurada, na manhã desta terça-feira, dia 25, a ampliação e reforma da Escola Indígena de Ensino Básico Vannhecú Patté, da Aldeia Bugio, nas terras indígenas Laklaño, no município de José Boiteux. O evento contou com a presença do secretário de estado do desenvolvimento regional de Ibirama, Roberto Ferrari, lideranças indígenas, autoridades municipais e comunidade, com apresentações culturais por parte da comunidade escolar.

A obra foi realizada com recursos do Governo do Estado e contemplou a construção de banheiros, cozinha, sala de administração, duas salas de aula e de uma área coberta com 220 m², além da reforma das salas existentes. Foram investidos R$ 340.611,70, proporcionando espaço para o ensino fundamental e médio. Hoje a escola conta com 116 alunos e 16 professores,

Para Roberto Ferrari, a obra, escola, não é só um patrimônio do Estado, mas sim um patrimônio da Aldeia Bugio, um espaço para educar as crianças mantendo a cultura de seus antepassados. “Quando do incêndio deste educandário, ficamos chateados, mas nem podemos mensurar qual o sentimento de tristeza e angústia dos cidadãos de bem desta aldeia, agora estamos devolvendo este espaço revitalizado, ampliado, para o bom uso da comunidade”.

INCÊNDIOS QUE ATINGIRAM A ESCOLA

A Escola foi alvo de duas investidas incendiárias em um curto período de tempo: 22 dias. Na primeira investida, no dia 21 de janeiro de 2012, a escola construída em alvenaria, teve parte de suas estruturas destruídas. Enquanto o Governo do Estado, por meio da Secretaria Regional de Ibirama e Secretaria da Educação, se mobilizava para reconstruir a unidade, aconteceu uma segunda investida, no dia 12 de fevereiro, que transformou grande parte da estrutura em escombros. O laudo pericial de número 0324860/12, do Instituto Geral de Perícias da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Instituto de Criminalística Núcleo Regional de Rio do Sul, apontou multiplicidade de focos de incêndio e segundo análise do perito, pela intensidade, o incêndio teve origem criminosa. Já o laudo 0324861/12 do IGP apontou indícios de uso de substâncias inflamáveis.