Projeto Remédio em Casa beneficia cerca de 400 pessoas

Projeto começou em três localidades e hoje envolve todo o município

Para dar início ao projeto Remédio em Casa, as agentes de Saúde de José Boiteux convidaram os portadores de hipertensão arterial sistêmica ou diabetes mellitus para comparecerem na Unidade Básica de Saúde e se cadastrarem no Programa Hiperdia, do Ministério da Saúde. Aproximadamente 380 pessoas foram submetidas à consulta da enfermagem, onde foram registrados dados pessoas como: endereço, documentação, histórico familiar e clínico de complicações e medicação prescrita.

Com isso, foi possível fazer um mapeamento e relacionar quantidade, tipo e miligramagem da medicação consumida por esses pacientes. “Fizemos então as sacolinhas, contendo a medicação necessária para 30 dias, especificando nome e quantidade. Lançamos um plano piloto, onde a agente de saúde Márcia Fonseca, que atua nas localidades de Caminho Caçador, Caminho Moema e Rodovia Pedro Moser, saiu fazendo a entrega nas casas dos moradores”, explica a enfermeira Mariluci Gomes. A ideia deu certo e, atualmente, todas as agentes de saúde distribuem medicamentos de uso contínuo para mais de 400 pessoas.

O projeto Remédio em Casa foi criado em janeiro do ano passado, por iniciativa da enfermeira Mariluci, com a colaboração da enfermeira Graciele Lanznaster e agentes de saúde e com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde.

Além disso, ocorrem os Encontros de Hiperdia, onde são repassadas e discutidas essas atividades voltadas à população e onde é feito o acompanhamento do paciente, através de medidas antropométricas e orientações de controle.