Associação de Agricultores 13 de Maio é criada em José Boiteux

Um dos objetivos é possibilitar o acesso coletivo às políticas públicas

Os agricultores da Comunidade de Rio Laiesz, em José Boiteux, participaram no dia 1º de setembro do ato de fundação da  Associação de Agricultores 13 de Maio. Foi no início desta semana, na propriedade Marcos Eskelsen, onde foi eleita a primeira diretoria e o conselho fiscal, além da aprovação do estatuto.

Principais objetivos: possibilitar coletivamente o acesso às políticas públicas e a aquisição e uso de máquinas e equipamentos, além de facilitar ações sociais em benefício da comunidade. Promovendo então o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, na busca de soluções e alternativas para atender aos interesses da população e valorizar o espaço rural.

O prefeito Jonas Pudewell e o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Genésio Lunelli, salientaram a importância de formção de organizações coletivas, como alternativa para tornar possível a realização de práticas que favorecem o desenvolvimento econômico e social das famílias.

O evento contou também com o apoio da equipe técnica do Escritório Municipal da EPAGRI, onde o engenheiro agrônomo Jean Loffaguen aproveitou a oportunidade para consultar a comunidade quanto aos problemas encontrados no setor agropecuário e os anseios quanto ao direcionamento dos trabalhos a serem realizados no ano de 2015. Com base nessas informações será possível criar um planejamento participativo de ações.

Texto: Epagri de José Boiteux