Agricultores de José Boiteux conhecem as vantagens do plantio direto no combate às cheias

Grupo analisou também os pontos positivos do silvipastoril

Um grupo formado por 16 agricultores de José Boiteux participou de uma viagem técnica que tinha como destino dois municípios do Alto Vale do Itajaí. Em Ibirama, eles puderam conhecer o trabalho desenvolvido há mais de 40 anos na propriedade de Ernesto Ristow, na localidade de Taquaras. Durante a visita foi apresentado, analisado e discutido o sistema de plantio direto com palhada de mucuna que o agricultor mantém nas lavouras de milho e fumo.

Entre os resultados positivos do sistema, que ajuda na conservação do solo, melhora a produção e diminui os riscos de perdas, pode ser afirmado também que o plantio direto serve como um importante colaborador no combate às cheias. “Esta comprovado que com esse sistema a água da chuva infiltra no solo das plantações com mais facilidade. Com isso, é menor a quantidade de água que escorre para os rios, ajudando a diminuir os riscos de perda de terra, de assoreamento e os casos de enchente”, explica o extensionista da Epagri, Jean Carlos Loffaguem.

A outra cidade visitada foi Agrolândia. Neste caso, o destaque foi o silvipastoril. Um sistema adotado por criadores de gado, onde ocorre o consórcio da pastagem e o reflorestamento. Apresenta grande potencial econômico e ambiental para os produtores e para a sociedade.

Trata-se de um sistema multifuncional, onde existe a possibilidade de intensificar a produção pelo manejo integrado dos recursos naturais, evitando sua degradação.