Fumicultura movimenta mais de 80% da economia agrícola de José Boiteux

Agricultura incentiva emissão de notas na venda da produção agrícola

As famílias agrícolas que trabalham com o cultivo do fumo em José Boiteux já iniciaram a colheita. Os fumicultores estão otimistas, afinal, a expectativa é de uma boa safra devido a qualidade das plantas nas lavouras. “As plantas apresentam grande uniformidade e uma média de 20 folhas”, destaca o secretário da Agricultura, Genésio Lunelli.

Segundo a secretaria, não houve aumento no plantio, mas sim uma pequena baixa. A evasão de produtores da cultura e a proibição do trabalho de menores de idade estão entre as explicações.  Por outro lado, existe o apoio proporcionado por novas tecnologias e por melhorias no processo de cura do tabaco, proporcionando diminuição em cerca de 50% da mão de obra necessária.

Em José Boiteux são plantados aproximadamente 1.300 hectares de tabaco, correspondendo a uma média de 17 milhões de pés, resultando em mais de duas mil toneladas. Em relação à agricultura, a fumicultura representa 81% da receita.

EMISSÃO DE NOTAS

A secretaria está fazendo um trabalho de conscientização, incentivando a emissão de notas principalmente em relação a venda de madeiras. O cultivo é expressivo no município, ocupando cerca de 40% das terras agrícolas, mas corresponde a apenas 6% das notas emitidas. “É fundamental para o município que os produtores emitam notas de venda de madeira, por conta da necessidade de manutenção das estradas as quais são excessivamente desgastadas pelos caminhões que transportam a madeira. Se não há emissão de notas, não há retorno financeiro para o município”, alerta Lunelli.

O material usado para manutenção das estradas vem de outros municípios e o valor cobrado é bem elevado.

Texto: Agricultura de José Boiteux

 

 

CONTATO: Secretaria da Agricultura (47) 3352-71818441-6283