Carnês de IPTU 2015 começam a ser entregues em José Boiteux

População pode fazer a retirada também na prefeitura

A entrega dos 723 carnês do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de 2015 teve início nesta semana em José Boiteux. O contribuinte pode também retirar o documento também, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

Pagar o imposto em cota única resulta em vantagens. “Aqueles que optarem pelo pagamento à vista, a prefeitura vai conceder novamente desconto de até 15%”, orienta  o prefeito Jonas Pudewell. O percentual de desconto vai depender da data em que for feito o pagamento.

PAGAMENTO À VISTA

*Parcela única, com vencimento em 10/03: 15% de desconto

*Parcela única, com vencimento em 10/04: 10% de desconto

*Parcela única, com vencimento em 10/05: 05% de desconto

O IPTU também pode ser parcelado em até seis vezes, sem o beneficio do desconto.  Neste caso, o contribuinte paga a primeira parcela no dia 10 de março e a última em 10 de agosto.

REAJUSTE

Em 2015, o reajuste foi de apenas 3,5%. O acréscimo foi baseado na atualização da Unidade Fiscal Municipal (UFM). Considerando o pagamento de todos os boletos, a arrecadação deve chegar a R$ 214 mil.

A quitação do tributo após o vencimento implicará na incidência dos acréscimos legais, que serão aplicados sobre o valor principal. Os débitos podem ser efetuados em qualquer agência bancária. Após o vencimento, apenas na Caixa Econômica Federal ou Casas Lotéricas.

TAXA DE LIXO

No boleto do IPTU está inclusa a taxa do lixo. O valor em 2015 também sofreu reajuste. Passou dos R$ 117,40 para R$ 130,26. “A quantidade arrecadada no ano passado não foi suficiente para pagar a despesa da prefeitura com o lixo. Tivemos que tirar de outro departamento. Mesmo com o aumento neste ano, será impossível custear o valor total”, calcula o fiscal de Tributos, Alex Cunha.

O lixo convencional eleva as despesas do município. O pagamento depende da quantidade enviada ao Aterro Sanitário da Serra São Miguel, em Ibirama. “Para se ter uma ideia, em 2014, descarregamos 324 toneladas de lixo lá. Apenas 15% dos materiais recolhidos no município reciclável”, destaca.

O fiscal de Tributos comentou ainda que uma das alternativas para estancar a despesa com o lixo é separar o vidro, papel e plástico do rejeito e materiais orgânicos. “Se a população fizer o processo de acordo com as recomendações, colocando o lixo toda quarta-feira em frente sua residência numa embalagem adequada, vamos gastar menos com o aterro sanitário e, consequentemente, baixaria a taxa de lixo”, finaliza Cunha.

TAXAS

A prefeitura de José Boiteux alerta ainda que as taxas de Licença de Localização (TLL) e de Alvará Sanitário (TAS) precisam ser impressas no site www.pmjb.sc.gov.br

A arrecadação com esses impostos deve ficar em torno de R$ 50 mil.

CONTATO – Fiscal de Tributos – Alex Cunha  (47) 3352-7111