Produção de leite está ameaçada em José Boiteux e a prefeitura busca alternativas

Em quatro meses, queda no preço foi de quase R$ 0,30

Após investir em infraestrutura para adaptar a propriedade às novas exigências de mercado e sanitárias, o produtor de leite de José Boiteux, Carlos Moretto, está desanimado com a atividade. “Os insumos não param de encarecer, enquanto o preço do leite está em queda”, desabafa o morador da localidade de Alto Caçador.

Moretto calcula que o valor praticado nos últimos quatro meses baixou R$ 0,28. Uma perda significativa para a família, que produz em média 8.200 litros de leite por mês. Outro agravante, segundo o engenheiro Florestal, Otávio Georg Júnior, é a formação de um monopólio de venda. “Além da baixa concorrência, os preços são ditados pelas empresas”, afirma.

Em dezembro, uma empresa que fazia a compra da produção anunciou o desligamento da parceria com os agricultores, alegando dificuldades na hora de transportar o leite em função do longo percurso. Mais um motivo que deixou principalmente os pequenos produtores ainda mais desmotivados. Alguns até já se desfizeram do rebanho.

De acordo com a Secretaria Municipal da Agricultura, a produção de leite está em meio a uma forte crise. Para o município, esse cenário prejudica diretamente a economia, já que é a segunda atividade com maior movimentação financeira. O valor movimentado no ano passado ultrapassou os R$ 840 mil, perdeu somente para a fumicultura.

A Administração Municipal busca alternativas para amenizar os prejuízos. Enquanto o preço não reagir positivamente e os problemas não serem solucionados, a prefeitura continuará oferecendo apoio. O principal está voltado à fabricação da silagem, com serviços de maquinas e implementos agrícolas a preços reduzidos. A manutenção constante das estradas também é prioridade para o escoamento da produção.