Agricultores de José Boiteux conhecem técnicas de manejo da melancia

Variedades, doenças, pragas e os desafios da comercialização também foram questionados.

Conhecer técnicas para melhorar o manejo da melancia. Esse foi o objetivo da visita de agricultores de José Boiteux a produtores nos municípios de Aurora e Agronômica, nesta semana. O grupo estava acompanhado do engenheiro florestal Otávio Georg Júnior e do engenheiro agrônomo da Epagri, Cristian de Medeiros. A intenção é aplicar os conhecimentos no município na próxima safra.

Na visita, os agricultores puderam conhecer o sistema de produção da fruta, as variedades, formas de adubação e as principais doenças e pragas. Os desafios da comercialização também foram assuntos debatidos. “As visitas foram importantes, e o principal desafio é fazer a produção acontecer antes do fim do ano, época em que a procura pela melancia é maior, já que outras regiões ainda não estão produzindo”, comenta Medeiros.

A Epagri vai ficar responsável pelo apoio técnico aos produtores. O primeiro passo será a análise de solo da área a ser cultivada. A viagem de estudos foi intermediada pela Secretaria Municipal da Agricultura. “José Boiteux está apoiando todas as iniciativas que possam contribuir para o surgimento de alternativas de renda às famílias, buscando assim a diversificação das propriedades e a produção de mais alimentos ”, destaca o secretário Genésio Lunelli.