José Boiteux é a único município do Alto Vale que opera o e-SUS

Sistema fornecido pelo Ministério da Saúde começou a ser implantado em 2013 no município

Não tem mais volta. O documento em papel está sendo substituído pelo processo digital e a informatização chega, inclusive, ao setor público. José Boiteux saiu na frente e é o primeiro município do Alto Vale do Itajaí a operar o novo sistema de tecnologia da Informação do Ministério da Saúde, o e-SUS.

O programa visa incorporar todas as informações, como consultas, exames, programas desenvolvidos no município através dos atendimentos realizados nas Unidades Básicas de Saúde, domicílios, escolas e outros espaços da comunidade, palestras e reuniões, em um só software.

Esse processo vem acontecendo em José Boiteux de forma gradativa desde 2013. “Mesmo com o prazo estipulado pelo Ministério da Saúde de implantar o sistema até dezembro de 2014, assim que recebemos o comunicado, nossa equipe, juntamente com a secretaria municipal de saúde, trabalhou intensamente para migrar as informações ao e-SUS, visando assim uma transição sem prejuízo para a municipalidade e também para os usuários do sistema único de saúde” esclarece o prefeito, Jonas Pudewell.

A iniciativa precoce, hoje elevou o nome de José Boiteux, que é referência regional na implantação do sistema, sendo procurada por outras prefeituras que terão até junho, com a prorrogação do prazo, para implantar o “prontuário eletrônico”.

A última visita técnica para troca de informações foi realizada pela cidade de Trombudo Central. Funcionários da Secretaria Municipal de Saúde de Braço do Trombudo também estiveram na cidade do Vale Norte para obter detalhes.

SISTEMA E-SUS

O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população.

As prefeituras que não migrarem para o sistema e-SUS correm o risco de perder convênios e verbas federais e estaduais para a saúde.