Epagri de José Boiteux amplia ações de Educação Ambiental

Viveiro construído dentro de escola completa primeiro aniversário, com produção de duas mil mudas nativas

As atividades práticas do projeto de Educação Ambiental “Viveiro João de Barro”, na Escola de Educação Básica José Clemente Pereira, em José Boiteux, chegaram à localidade Tifa do Rio Scharlach. Em abril, os estudantes da 2ª série do Ensino Médio Inovador, executaram mais uma etapa.

No terreno de mil metros quadrados, cedido pela moradora Lídia Nascimento, foram plantadas 120 mudas de nove espécies, entre elas Tucaneira, Canafístula, Cedro, Caroba, Pacari e Araçá. Essa ação teve por objetivo a recuperação da mata ciliar, importante ecossistema que atua diretamente na preservação da água e da fauna tanto dos rios como das florestas.

As atividades de recuperação de matas ciliares degradas vão continuar no segundo semestre, fortalecendo a integração escola/comunidade.

SOBRE O PROJETO

O projeto “Viveiro João de Barro” começou em agosto de 2014, com a preparação do solo e semeio das mudas. Todo o trabalho foi acompanhado de perto pelos alunos que literalmente colocaram a mão na terra. Os estudantes participaram da mistura dos ingredientes para produção do insumo, semeio, transplante, irrigação das mudas até a limpeza e manutenção do terreno.

Na primeira etapa, foi priorizado o plantio de espécies pioneiras, que tem crescimento rápido e formam uma camada de sombra que servirá como proteção às plantas secundárias, que serão plantadas em outra fase do projeto.

Em março deste ano, as primeiras mudas alcançaram altura suficiente para o transplante. Áreas de mata ciliar degradadas foram mapeadas e receberam as plantas, como aconteceu na Tifa do Rio Scharlach. Os alunos já levaram boa quantidade para casa e agora as mudas como Cedro, Araçá, Tucaneira, CanafÍstula, Bracaatinga estão sendo distribuídas para a comunidade.

No segundo semestre de 2015, o projeto alcança mais um degrau. A próxima etapa consiste na produção de plantas secundárias. O trabalho será semelhante. Inicia pelo semeio e depois segue até o plantio nos espaços já reservados nas áreas degradadas. As mudas como Ipê, Canjerana e Camboatá Vermelho, também serão distribuídas à população do município. Ação que deve ser desenvolvida em meados de 2016.

PARCEIROS

As atividades de Educação Ambiental começaram a ser desenvolvidas pela Epagri, com o objetivo de despertar nos jovens o interesse pelas questões ambientais. Com recursos do Programa SC RURAL, foi implantado o viveiro de mudas nativas, que por iniciativa dos alunos passou a ser chamado de Viveiro João de Barro, em homenagem a um João de Barro que construiu sua casinha dentro do espaço escolar.

O projeto, ao longo desse primeiro ano, contou com o apoio de vários parceiros como a prefeitura de José Boiteux, através das Secretarias de Agricultura e Obras, a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), que ministrou palestra para os estudantes e forneceu algumas mudas de espécies nativas, a Afubra, que doou sementes para produção de mudas, a Empresa Madeiras Bagatolli, que fez a doação de parte da madeira para construção do Viveiro e a agricultores do município que colaboraram na construção.

A direção e os professores da Escola de Educação Básica José Clemente Pereira também foram importantes no trabalho. Que desde a apresentação do projeto vem se envolvendo efetivamente no apoio e na execução das ações.

FILME

Para complementar o trabalho, na segunda-feira, dia 25, será exibido o filme A Lei da Água. O material foi realizado ao longo de 16 meses, com base em 37 entrevistas realizadas no Rio, São Paulo, Pará, Mato Grosso, Paraná e Brasília. Foram entrevistados ambientalistas, cientistas, ruralistas e agricultores, alguns dos quais acompanharam de perto a controversa tramitação da nova lei no Congresso e opinam sobre seus impactos, trazendo perspectivas diversas e discordantes sobre o tema.

CONTATO: Secretaria da Agricultura e Epagri (47) 3352-7181 / secretário Genésio Lunelli (047) 8451-8162

Estéla Becker (47) 9627-7306