PREFEITURA DE JOSÉ BOITEUX PARTICIPA DO COMITÊ REGIONAL DE AGRICULTURA

A Secretaria Municipal de Agricultura e a Epagri de José Boiteux, participaram na terça-feira, dia 23, da reunião para reativação do Comitê Regional de Agricultura. O encontro, que contou ainda com participação de outros órgãos ligados ao setor agrícola, aconteceu na Secretaria de Desenvolvimento Regional de Ibirama. O objetivo do grupo é voltar a debater as políticas públicas para o desenvolvimento do setor rural na região do Vale Norte.

Através do comitê será possível discutir e indicar as áreas que devem ser fomentadas e priorizadas; setor que pode receber apoio técnico; e até elaborar ou analisar projetos direcionados a esta área.

Entre os temas debatidos neste primeiro encontro está à emissão da Guia de Transporte de Animais (GTA). O intuito do comitê é incentivar o agricultor para que acesse de casa o sistema. A ação iria beneficiar o produtor rural que não dependerá mais do órgão público para emissão do documento. A partir de julho, serão realizadas capacitações nos municípios para explicar o processo ao homem do campo.

Ficou definido ainda que serão elencados pela Gerência de Desenvolvimento Econômico da SDR, principais pontos turísticos no meio rural, para elaboração de material de divulgação. A proposta desta ação é incrementar o turismo na região e valorizar as propriedades do interior. Também foram discutidas a implementação dos programas Terra Boa e Juro Zero onde foram solicitadas ampliações de cotas e readequação das prioridades.

Para dar andamento aos trabalhos, foi definida a nova composição do comitê. A presidência foi ocupada pelo secretário de Agricultura de Dona Emma, Martinho Tramontim, a secretaria com o engenheiro agrônomo da Epagri de José Boiteux, Jean Lofaguen, e relatoria com médico veterinário da Cidasc da regional de Ibirama, César Augusto Barbosa de Macedo.

O próximo encontro do comitê está marcado para agosto.

CONTATO: Secretaria da Agricultura (47) 3352-7181 / secretário Genésio Lunelli (047) 8451-8162

Jor. Estéla Becker (047) 9627-7306

estela@conectemidia.com