PREFEITURA DE JOSÉ BOITEUX VIABILIZA TRANSPORTE DA ERVA MATE PARA AUMENTAR RENDA DE PRODUTORES

Famílias da Comunidade Cafuza tem na Erva Mate a principal atividade rural de geração de renda.

Evitar a interferência dos atravessadores e aumentar a renda das famílias da comunidade Cafuza com a extração de erva mate foi o que motivou a Secretaria Municipal da Agricultura e a Epagri de José Boiteux a auxiliar a comunidade também nos processos de comercialização. Através de pesquisa junto a compradores na região de Itaiópolis e fornecendo o transporte da produção até as indústrias de processamento, o poder público municipal ampliou os ganhos financeiros com a venda de erva mate. Em junho, a Administração Municipal, através da Secretaria de Agricultura, realizou a primeira viagem com veículo disponibilizado pelo município. Até o mês de outubro, a prefeitura deverá auxiliar no transporte de cerca de 50 mil quilos de erva mate bruta, realizando pelo menos uma viagem por semana.

A comunidade Cafuza, localizada a 18 quilômetros do Centro de José Boiteux, é grande produtora da erva mate no Alto Vale e vem ampliando a oferta de produto bruto e processado nos últimos anos. Nas contas dos técnicos da Epagri, o ganho por carga está 30% superior às vendas anteriores. Com esse apoio logístico e entrega direta à indústria, o resultado até o fim da colheita pode chegar a R$10 mil a mais no orçamento das famílias que trabalham na erva mate.

Essas garantias foram firmadas na reunião, que envolveu a prefeitura, Epagri, Cemear e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), na segunda-feira, dia 29, com o objetivo de discutir o trabalho de assistência técnica e apoio institucional para desenvolvimento da comunidade. Cada entidade tem suas responsabilidades e está buscando concretizá-las, sendo que um dos principais objetivos do grupo de trabalho é buscar recursos para concluir e legalizar a Unidade de processamento de erva mate.

O prefeito Jonas Pudewell teve a oportunidade de apresentar o projeto de recuperação da serra do Alto Rio Laeisz, outro compromisso assumido pela Administração Municipal, já que o local é o principal acesso do assentamento. É uma via com problemas pontuais, de difícil manutenção, em função do nivelamento. Pudewell explica que o projeto executado pela prefeitura prevê a pavimentação de 826 metros e já está protocolado no INCRA desde fevereiro. “A comunidade de Cafuzos é um assentamento e nessa parceria o INCRA pode disponibilizar recursos para a pavimentação daquele trecho mais crítico. Nossa parte foi feita e estamos aguardando a aprovação”, explica. O projeto é complexo, prevê largura mínima de seis metros e está avaliado em R$800 mil mais a contrapartida da prefeitura.

CONTATO: Secretaria da Agricultura (47) 3352-7181 / secretário Genésio Lunelli (047) 8451-8162

Jor. Estéla Becker (047) 9627-7306

estela@conectemidia.com