JOSÉ BOITEUX MANTÉM COBERTURA DA VITAMINA A E É DESTAQUE NO ALTO VALE

O suplemento foi oferecido para mais de 100% das crianças com idade entre 11 e 59 meses estabelecidas pela meta

 

Dos municípios do Alto Vale do Itajaí cadastrados para suplementar vitamina A em crianças de seis a 59 meses, José Boiteux tem a maior cobertura. Além disso, fez todos os registros no sistema fornecido pelo Ministério da Saúde. No primeiro semestre de 2015, segundo dados do Sistema de Gestão do Programa Nacional de Suplementação da Vitamina A, o município suplementou 78% das crianças com idade entre 6 a 11 meses. Já para a faixa etária de 12 a 59 meses, a meta inicial estabelecida foi ultrapassada, sendo beneficiadas quase 130%, totalizando 350 crianças atendidas.

Os suplementos são fornecidos em forma de cápsulas. A distribuição faz parte do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A, implantado em 2005. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Governo Federal faz um cálculo com base em estatísticas apresentadas pelos municípios considerados de em extrema pobreza, ou altos índices de crianças com baixo peso e baixa estatura, população indígena e quilombola, para incluí-lo no programa.

Foi instituído com o objetivo de reduzir e controlar a Hipovitaminose A (ausência de nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo), a mortalidade e morbidade em crianças. Os danos causados pela Hipovitaminose dependem da quantidade de vitamina A ausente no organismo, e podem ser irreversíveis, atingindo a córnea e até os ossos.

A vitamina A também é encontrada nas frutas e vegetais amarelos, mas para o Ministério da Saúde, nestes casos é preciso injetar a suplementação. A dose deve ser aplicada a cada seis meses, até a criança completar cinco anos. Em José Boiteux a segunda etapa será realizada em setembro.

No Alto Vale, estão cadastrados também Chapadão do Lageado, Imbuia, Petrolândia, Santa Terezinha e Vitor Meireles.