PREFEITO DE JOSÉ BOITEUX PARTICIPA DE ENCONTRO NA BUSCA SOLUÇÕES PARA A CRISE FINANCEIRA

Encontro debateu medidas e ações de enfrentamento à crise financeira dos municípios

O prefeito de José Boiteux, Jonas Pudewell, participou na sexta-feira, dia 16, de um debate sobre medidas e ações de enfrentamento à crise financeira dos municípios. Encontro aconteceu sede da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) em Blumenau, onde os prefeitos e executivos das Associações de Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), do Alto Vale do Itajaí (Amavi) e do Vale do Itapocu (Amvali) fizeram uma avaliação do panorama atual e estudar possíveis soluções para evitar que a população seja prejudicada nos serviços prestados pelo poder público.

De acordo com Pudewell, a pauta do encontro girou em temas como a reformulação do Pacto Federativo e atrasos dos repasses do governo federal para a execução das obras e programas nos munícipios. Também foi apresentado o cenário atual dos municípios, que mostra que o atual sistema político e econômico do país é insustentável.

Uma das soluções apontadas seria permitir uma divisão justa dos impostos mudando a forma de que o bolo tributário é distribuído aos municípios. Atualmente, aproximadamente 17% dos tributos são repassados aos municípios.

Um documento com as reivindicações foi elaborado no encontro e será encaminhado para um Fórum Parlamentar. “Temos que mostrar para a população que os cortes são necessários para que as prefeituras consigam botar as contas em dia, garantido o pagamento de fornecedores, salários e o cumprimento das metas ficais. Os gestores públicos querem honrar os compromissos financeiros e ofertar melhores serviços à população”, finaliza o prefeito.

.

CONTATO – Prefeitura de José Boiteux(47) 3352-7111