AGRICULTORES DE JOSÉ BOITEUX PARTICIPAM DE CURSO DE TRATAMENTO DE MADEIRA

Treinamento foi ministrado para 20 agricultores e aconteceu em parceria com o SC Rural

Agricultores da comunidade Volta Grande de José Boiteux  participaram na terça-feira, dia 26,  de um curso  abordando  técnicas de tratamento de madeira e tratos culturais na cultura do eucalipto. O evento, realizado na propriedade de Adolfo de Oliveira, e aconteceu em parceria com o Programa SC Rural, e  com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Epagri.

O instrutor do evento, foi o técnico da Epagri do município de Santa Cecília, Jorge Luiz Schumacher que, com seus 14 anos de experiência no assunto, repassou todos os detalhes para uma boa imunização da madeira para uso na propriedade. Para ele, o segredo são os detalhes, que vão desde a escolha de árvores sadias para o corte, o tratamento rápido da madeira, e as condições climáticas, sendo que segundo ele, o tratamento deve sempre acontecer entre os meses de setembro e março.

O técnico do escritório local, Jean Carlos Loffaguen, aproveitou o evento para apresentar os dados de acompanhamento de crescimento da floresta em  oito áreas de reflorestamento de eucalipto, que é feito no município desde 2014 em quatro propriedades.

Com estes dados, está sendo possível identificar as épocas mais adequadas de desbastes e orientar a escolha de espaçamentos de plantio. “O eucalipto é a segunda cultura mais plantada no município, ficando atrás apenas da fumicultura e está presente em todas as pequenas propriedades. É importante fonte de renda dos agricultores e técnicas de produção podem aumentar muito a produtividade e a rentabilidade da cultura”, destaca.

O evento, contou com a presença de 20 agricultores, e ainda com a participação do gerente regional, Cesar Augusto Lodi, que destacou a importância da capacitação dos produtores e o apoio da Epagri e do Governo do Estado no sentido de ajudar o agricultor a enfrentar os desafios da produção.

CONTATO – Secretaria da Agricultura (47) 3352-7181

Jor. Marcelo Zemke (47) 8822 5625