JOSÉ BOITEUX TERÁ GRUPO DE CONTROLE DE TABAGISMO

Participantes receberão orientações sobre como deixar o vício e qualidade de vida sem o cigarro

A Secretaria de Saúde de José Boiteux está aberta a realizar avaliações de fumantes que pretendem deixar o vício. Uma das médicas da secretaria, que passou por treinamento sobre o assunto, realiza as consultas e, durante o mês de junho, um Grupo de Controle de Tabagismo será formado no município.

Interessados em receber orientações e integrar o grupo podem procurar a secretaria. “O trabalho demora entre três ou quatro meses de acompanhamento e incentivo”, explica a enfermeira Mariluce Gomes.

Participantes do Grupo de Controle de Tabagismo se reunirão semanalmente, durante quatro semanas. Depois, os encontros ocorrem a cada 15 dias e, mesmo após o término das reuniões, os pacientes são reavaliados dentro de seis meses.

De acordo com Mariluce, apesar de haver a distribuição de adesivos e chicletes de nicotina, o foco das orientações está na conscientização sobre os malefícios causados pelo vício e a recuperação da qualidade de vida quando o cigarro é abandonado. “O principal objetivo é a abordagem psicológica, que ensina técnicas para que a pessoa tenha mais facilidade em parar de fumar”, revela ela.

A iniciativa é inédita em José Boiteux e, mesmo com a formação de um grupo, serão levadas em conta os hábitos individuais de cada integrante, como há quanto tempo começou a fumar e a quantidade de cigarros consumidos diariamente.