Conheça um pouco mais sobre o CRAS de José Boiteux

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica as famílias em vulnerabilidade e risco social.

O principal serviço ofertado pelo CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Dentre os objetivos desse serviço estão a prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários e serviços socioassistenciais.

No CRAS também é realizado o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas, que visa a garantia de direitos, o desenvolvimento de mecanismos para a inclusão social, a igualdade de oportunidades, a participação e o desenvolvimento da autonomia das pessoas com deficiência e idosas, a partir de suas necessidades, prevenindo situações de risco, exclusão e isolamento social.
          No primeiro semestre de 2017 foram realizados através destes serviços 161 atendimentos individuais e 93 visitas domiciliares, totalizando 254 atendimentos realizados.

Também é realizado pelo CRAS e pelas entidades cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), um serviço realizado com grupos, organizado de modo a prevenir as situações de risco social, ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos e incentivar a socialização e a convivência comunitária. O SCFV atende crianças, adolescentes, usuários da faixa de 18 a 59 anos e idosos. Aliado a este serviço são desenvolvidas as seguintes atividades: Karatê recreativo, xadrez, violão, oficinas de artesanato, dança e alongamento. Até o encerramento deste semestre o serviço atendeu 201 usuários.