Secretaria de Educação não para nem no recesso escolar

Formação continuada dos Professores da Rede Municipal de Ensino de José Boiteux

 

Se encerrou hoje a Formação continuada dos Professores da Rede Municipal de Ensino de José Boiteux, que ocorreu dentre os dias 17 e 28 desse mês, quando ocorre o recesso escolar da Rede Municipal de Ensino e é o momento em que os estudantes têm para descansar e se preparar para o segundo semestre do ano letivo.

Enquanto isso, os professores da educação municipal tiveram uma agenda bastante intensa, haja vista que o período estava voltado para o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas através do programa de formação continuada oferecido pela secretaria municipal de educação e também por meio das oficinas para a elaboração da proposta curricular dos munícipios da AMAVI que já acontece desde o início do ano de 2017 sob a coordenação do SENAC.

Em âmbito municipal, sob a orientação da professora Nana Toledo, ter-se-á oficinas voltadas para a importância das danças circulares infantis e brinquedos cantados, que atingem principalmente as metodologias de ensino utilizadas pelos professores de educação infantil. Já para os anos iniciais, a temática programada reforça a musicalização como um importante suporte de ensino nas práticas pedagógicas realizadas com as turmas do 1º ao 5º ano.

Acerca da Proposta Curricular, importante passo dado para a concretização das Redes de Ensino dos diferentes municípios que compõem a Amavi, sabendo  que foi realizado amplo estudo acerca dos conteúdos programáticos, que devem nortear as práticas pedagógicas das diferentes disciplinas que compõem a grade curricular juntamente com os professores de cada pasta, é chegado o momento de capacitar os profissionais da educação infantil e atendimento educacional especializado para a implementação  da proposta curricular que transcenda a uma educação de qualidade social. Os encontros foram realizado nos dias 24, 25 e 26 de julho no auditório do SENAC em Rio do sul para os Professores de atendimento educacional especializado e em Presidente Getúlio para os professores de educação infantil.

Como pode-se observar, foram duas semanas intensas de estudo que só vem a somar à bagagem intelectual de todos os professores envolvidos, afinal, cada dia é um novo momento para aperfeiçoar o conhecimento e transformar a prática pedagógica diária em uma importante ferramenta da construção de uma educação crítica e humanizada.