ADR 7 DE MAIO É CAMPEÃ 2018 DE BOCHA

O frio não assustou os torcedores que se reuniram para assistir a etapa final do Campeonato Municipal de Bocha 2018. Foram 10 equipes participantes no campeonato que iniciou em 02 de março de 2018, terminando na noite desta sexta-feira, 13 de julho, na Associação Desportiva e Recreativa 7 de Maio.

Classificação:
1º lugar – Associação Desportiva e Recreativa 7 de Maio
2º lugar – Bar da Coca
3º lugar – Santo Antônio
4º lugar – 13 de Maio.

Para o Prefeito, Jonas Pudewell, o clima esportivo predominou: “Bocha é uma paixão no nosso município, o campeonato foi em clima esportivo, com respeito entre os atletas e jogos muito equilibrados, cada equipe levará também um prêmio especial para fazer sua confraternização”.

A BOCHA NA HISTÓRIA

Para Roger Nelson Steiger no livro “O emocionante espetacular esporte da bocha”, não há dúvidas de que o jogo de bocha é de origem italiana e de que seu surgimento se deu no tempo do Império Romano, quando o esporte tinha o nome de ” boccie”. Na expansão do Império foi levado pelos exércitos de ocupação a todos os povos por eles dominados. Em 1.500 o boccie era praticado na França, Itália, Espanha, Portugal, Inglaterra.
     No Brasil a bocha veio com os imigrantes italianos e tomou vários estados em pouco tempo, em 1951 o Brasil iniciou em campeonatos Sul Americanos e em 1964 realizou o primeiro Campeonato Brasileiro de Bocha.