DESAFIO: PROTEGER NOSSAS CRIANÇAS

     Dia 18 de maio é o dia nacional do combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. Devido à importância deste tema, neste mês estão acontecendo trabalhos relacionados à esse assunto no Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos no CRAS.
De acordo com Caroline Arcari (2018), 1 em cada 5 crianças sofre abuso sexual e apenas 1 em cada 10 casos é relatado. Pelo menos 87% dos casos de abuso acontecem envolvendo pessoas próximas a criança, a maior parte dos abusos acontece entre 5 e 12 anos e entende-se que crianças sem educação sexual são mais vulneráveis ao abuso.

     Segundo a Orientadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, Tuani Taisa Fausto, o assunto é pauta nos encontros dos usuários. “Estamos trabalhando com as crianças e adolescentes do SCFV temas relacionados a prevenção do abuso e exploração sexual com a ajuda do material didático “Pipo e Fifi”. De forma didática, abordou-se quais são carinhos e quais são os toques do não, como reagir quando não se sentem à vontade pra receber um carinho, autonomia corporal e respeito a vontade do outro. Também buscou-se informar as crianças que outros serviços elas podem buscar no município para se protegerem”, salienta ela.

     Atualmente são 50 usuários jovens e adolescentes que frequentam semanalmente o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS. “Entende-se que é de extrema importância falar sobre esse tema com as crianças nos SCFV, pois o serviço também tem caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação dos direitos dos usuários”, lembra Tuani.

     Durante essa semana, em todo o país são realizadas campanhas que visam alertar a população para abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.