13º FESTA DO COLONO E MOTORISTA REUNIU GRANDE PÚBLICO

Como forma de homenagear os agricultores, colonos e motoristas a Administração Municipal preparou a 13º Festa do Colono e Motorista, que teve início na sexta-feira (26), com palestras com Marcílio Drescher, Jean Loffhagen e Joel Clasen sobre o futuro do fumo, políticas públicas do governo do estado e plano safra, respectivamente. O almoço servido a base de churrasco doado pela Cresol e durante a tarde a terceira idade de toda região marcou presença na tarde dançante animada pela banda Sol Nascente.

No sábado(27) as máquinas agrícolas, caminhões e demais veículos iniciaram o desfile no portal do município, sendo guiados pelo São Cristóvão, padroeiro dos viajantes, recebendo a benção do Padre, Valdecir Alcântara em frente a Igreja Matriz. Depois do Desfile foram sorteados diversos brindes doados por comerciantes, costelas fogo de chão aos veículos decorados e mil reais em dinheiro para os quatro veículos com melhor decoração, doados também pela Cresol, apoiadora oficial da festa.

O almoço servido de forma gratuita contou com mais de 1.300 litros e repetiu o sucesso da edição anterior. A tarde dançante com o Grupo Karisma reuniu grande público e encerrando a festa com muita diversão.

O Prefeito, Jonas Pudewell, destaca o sucesso da festa. “Nós preparamos uma festa com muito carinho e o público aceitou o convite vindo prestigiar o evento que é um dos maiores já realizados em nosso município. Agradeço o público, os servidores municipais, colaboradores, voluntários, imprensa, doadores de brindes e demais parceiros, todos que de alguma forma colaboraram para o sucesso da festa”, destaca.

NA HISTÓRIA

25 de julho é comemorado o Dia do Motorista, escolhido por ser a data dedicada a São Cristóvão, Santo Padroeiro dos motoristas. Protetor dos motoristas e dos viajantes, acredita-se que São Cristóvão tenha vivido na Síria e sofrido o martírio no século III. Seu nome, “Cristóvão”, significa “aquele que carrega Cristo” ou “portador de Cristo”.

25 de julho foi instituída como Dia do Colono em 1968, com a criação da Lei Federal 5.496 em 5 de Setembro daquele ano, porém a data já era conhecida fazia um bom tempo, pois desde 1924, já eram realizadas várias comemorações do centenário da vinda dos alemães para o Rio Grande do Sul, a data foi reconhecida e usada para celebrar os colonos, principalmente os alemães.