CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO

     A Secretaria de Saúde de José Boiteux iniciará na próxima segunda-feira(26), a campanha de vacinação contra o sarampo, para crianças de seis meses à menores de um ano.

     A Vacinadora, Terezinha Darolt, alerta os pais. “No Brasil houve um aumento nos casos de sarampo nesse grupo e o Ministério da Saúde recomendou a vacinação por meio desta campanha, diminuindo os riscos e garantindo a saúde das crianças”, lembra.

     A vacina é gratuita e está disponível na Unidade Básica de Saúde do Centro de segunda a sexta-feira, das 07:30 horas às 12:00 horas e 13:30 horas às 17:00 horas. Além da campanha todas as pessoas de 01 ano à 49 anos de idade devem receber a vacina de forma contínua.

SARAMPO

     Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. 

     Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.