CONVITE: SEMANA DA PÁTRIA COM HOMENAGENS NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA

A Independência é um dos fatos mais marcantes da história do Brasil e todos os anos a Administração Municipal através da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, organiza homenagens e comemorações.

Neste ano a Abertura da Semana da Pátria acontecerá no dia 02 de setembro em frente a prefeitura municipal a partir das 08:00 horas. No decorrer da semana as escolas da rede municipal de ensino terão eventos em alusão a independência do Brasil em suas sedes.

No dia 07 de setembro, o ato solene em homenagem a Pátria será em frente a prefeitura municipal a partir das 09:00 horas. Após as homenagens será realizado o desfile cívico pela Avenida 26 de Abril, seguindo até a Escola de Educação Básica José Clemente Pereira, onde acontecerá a apresentação da Fanfarra Municipal e a tradicional festa da Independência.

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

A independência do Brasil aconteceu em 7 de setembro de 1822, tendo como grande marco o grito da independência que foi realizado por Pedro de Alcântara (D. Pedro I durante o Primeiro Reinado), às margens do Rio Ipiranga. Com a independência do Brasil declarada, o país transformou-se em uma monarquia com a coroação de D. Pedro I.

A independência do Brasil foi declarada em 1822 e esse acontecimento está diretamente relacionado com eventos que foram iniciados em 1808, ano em que a família real portuguesa, fugindo das tropas francesas que invadiram Portugal, mudou-se para o Brasil.
A chegada da família real no Brasil ocasionou uma série de mudanças que contribuiu para o desenvolvimento comercial, econômico e, em última instância, possibilitou a independência do Brasil.

Com a chegada da família real, o Brasil experimentou, em seus grandes centros, um grande desenvolvimento resultado de uma série de medidas implementadas por D. João VI, rei de Portugal. Instalado no Rio de Janeiro, o rei português autorizou a abertura dos portos brasileirosàs nações amigas, permitiu o comércio entre os brasileiros e os ingleses como medidas de destaque no âmbito econômico.