PRECONCEITO, RESPEITO E ATUALIDADES FORAM TEMA DO SCFV DO CRAS

     O Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, faz parte da proteção social básica que tem como função principal a prevenção de riscos sociais e pessoais. Um dos serviços oferecidos pelo CRAS é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que tem como um dos objetivos possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças, adolescentes, adultos e idosos.

     No mês de agosto a musica “AmarElo” foi usada para iniciar uma reflexão sobre racismo, machismo e homofobia com os usuários do serviço. Gravado no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, o clipe “AmarElo” começa com um relato verídico de um homem sem esperança com a sua própria saúde mental. O Rapper, Emicida, que lançou a musica, diz que o objetivo é que as pessoas possam se ver maiores que seus problemas.

     A Orientadora Social, Tuani Fausto, falou sobre o trabalho desenvolvido. “O objetivo é levar cada vez mais conhecimento sobre os mais diversos tipos de culturas e realidades brasileiras, bem como, usar uma forma de arte para levar aos usuários mais informação e desconstrução de mitos e preconceitos”, lembra.

     De acordo com o Jornal O Globo, O Brasil registra uma morte por homofobia a cada 23:00 horas e, de acordo com o Jornal Estadão, 75% das vítimas de homicídio no País são negras. Observando estes dados fica clara a importância de discutir os temas também nos serviços oferecidos pela política de Assistência Social.