OUTUBRO ROSA: MULHERES DE JOSÉ BOITEUX REALIZARAM EXAMES DE PREVENÇÃO

     Outubro é o mês da prevenção ao câncer de mama e a Secretaria de Saúde desenvolveu ações para auxiliar as mulheres de José Boiteux. Nos dias 29 e 30, 40 mulheres foram encaminhadas para Witmarsum, onde realizaram exames de mamografia.

     No sábado(26), 48 mulheres realizaram exames preventivos e testes rápidos, além de orientações sobre o auto exame, importantes para o diagnóstico precoce da doença.

     A Enfermeira da Estratégia Saúde da Família, Cristiane Amarante, destaca a importância dos exames. “Nós conseguimos realizar exames essenciais para o diagnóstico da doença. Temos um convênio com o Hospital de Witmarsum e iremos levar mais mulheres em breve. Sempre que surgir algum sintoma, orientamos as mulheres a procurarem a Unidade Básica de Saúde”, salienta.

     Os principais sintomas da doença são:
Alteração no tamanho ou na forma da mama, vermelhidão ou coceira na mama ou ao redor do mamilo, liberação de líquido, inchaço na axila, nódulo ou caroço, afundamento, endurecimento ou enrugamento da pele da mama.

     Identificando e persistindo os sintomas, procure com urgência auxílio médico na Unidade Básica de Saúde do Centro, que atente das 07:30 horas às 12:00 horas e 13:30 horas às 17:00 horas.