AULAS NÃO PRESENCIAIS SEGUEM COM BONS RESULTADOS EM JOSÉ BOITEUX

A pandemia do novo coronavírus mudou a rotina das pessoas por todo o mundo. Na educação os reflexos e preocupações são constantes. O contato entre estudantes e professores deixou de existir, porém com a ajuda dos pais, as aulas não presenciais estão com bons índices no município.

A Coordenadora Pedagógica da rede municipal de ensino, Gilmara Nuss, destaca os avanços de turmas que estão em período de alfabetização. “Ao observar estas turmas de alfabetização iniciando a leitura diante de toda a situação em que nos encontramos, os nossos corações se enchem de alegria. Desta forma, chegaremos ao final do ano letivo, com a certeza de dever cumprido, pois sabemos o quanto é importante o desenvolvimento da criança desde o primeiro ano. Teremos a certeza que todos foram oportunizados de uma forma criativa e diversificada”, salienta.

A Professora Sônia Eskelsen Bagattoli fala do momento. “Alfabetizar nossos alunos em sala de aula é um grande desafio, que tornou-se ainda maior em época de pandemia e com atividades a distância”, lembra.

A professora Irinéia Vetter comenta o desafio dos professores também. “Com isso, nós professoras, tivemos que nos reinventar para proporcionar a nossos educandos recursos práticos, contextualizados e lúdicos, que tornem o processo de alfabetização acessível a todos”, completa.

Já a professora Cristiane Brehmer destaca a importância da família nesse processo. “Procuramos também manter a interação entre  professor, alunos e pais, pois sem a colaboração das famílias não alcançaríamos nossos objetivos”, lembra.

Atualmente a rede municipal de ensino conta com 893 estudantes matriculados entre pré-escola e ensino fundamental(anos finais). Com as aulas não presenciais, os professores e equipes gestoras tiveram que se reinventar. Todos os estudantes recebem material e são avaliados semanalmente pelos professores.

O Secretário de Educação, Cultura e Desporto, Ademar da Cunha, fala da importância dos pais nesse momento. “Infelizmente a pandemia nos afastou e esse momento delicado requer muita compreensão e perseverança de todos, mas principalmente dos pais, que conduzem esse processo de aprendizado com os estudantes. Sabemos das dificuldades que todos estão enfrentando, mas salientamos a importância deles”, lembra.