DECRETO: FERIADO DE EMANCIPAÇÃO DO MUNICÍPIO

O Prefeito, Adair Antônio Stollmeier, assinou na última quarta-feira(07) o Decreto Nº 032/2021 que estabelece dia 26 de Abril como feriado municipal em comemoração a emancipação política de José Boiteux.

José Boiteux, habitado por indígenas dos grupos Xokleng, Kaingang e Guarani, teve seu processo de colonização iniciado nos primeiros anos do século XX com a chegada de colonizadores das origens alemã, açoriana e italiana.

Até 1934 o território de José Boiteux era reconhecido como parte integrante do município de Blumenau, tornando-se em seguida distrito de Ibirama em virtude da emancipação política daquele espaço geográfico.

Em 1958, passou por um primeiro processo de emancipação política, que foi considerado inconstitucional e desse modo, continuando na condição de distrito Ibiramense até o final da década de 1980.

Criado em 1989 através da Lei Estadual N° 7580 de 26 de abril e definitivamente instalado em janeiro de 1990, o município de José Boiteux completa 32 anos de emancipação política em 26 de abril de 2021.

Anexo Decreto Nº 032/2021.